5 benefícios que um software de contratos pode trazer à sua empresa em 2023

O ano está acabando e está chegando a hora de planejar como será 2023 na sua empresa. Nós estamos falando sobre isso nas nossas redes sociais com a série de vídeos Joga a Bola (clique aqui para conferir) e neste blogpost vamos te mostrar como uma gestão de contratos bem feita pode trazer para empresas como um todo, indo além do Jurídico, Compras, Financeiro ou quaisquer que sejam os times que poderiam vir a adotar um software de contratos.

Continue lendo e confira!

Aumento da produtividade

A primeira vantagem também é a mais importante: afinal, quem não quer que seu time entregue resultados melhores e bata mais metas? Pois é este cenário que uma ferramenta de gestão de contratos propicia. 

Com a centralização das demandas internas e a organização dos documentos, sua equipe perde menos tempo procurando contratos ou informações neles contidos. Além disso, os profissionais não necessitam ficar muito tempo desempenhando trabalhos manuais e podem se dedicar mais a questões estratégicas, que trarão melhor retorno à área.

Melhor integração entre os times

O sonho de um(a) gerente ou diretor(a) é que todas as equipes sob sua responsabilidade trabalhem de forma colaborativa e harmoniosa, pensando sempre no melhor resultado para a empresa, não é mesmo?

E um software de gestão de contratos, como o Linte, pode ajudar nessa tarefa! Em muitas organizações, normalmente Large Enterprises (LEs), os contratos não são “exclusividade” do Jurídico - muitas vezes existem alguns tipos de contratos que sequer precisam passar pelos advogados da empresa.

Pensando nessa estrutura, contar com uma ferramenta para a gestão de contratos em 2023 pode ser essencial para uma dinâmica otimizada e produtiva entre as áreas que lidam com esses documentos. Eles podem discutir alguns pontos críticos na própria plataforma (sem necessidade de criar novos grupos no Slack, no WhatsApp etc), editar os arquivos em tempo real e até realizar as assinaturas digitalmente por meio da plataforma.  

Maior agilidade em caso de aquisições e fusões

No caso de uma due diligence, o timing é essencial, certo? Seja para aquisição ou fusão de empresas, quem passou por um processo desses sabe que envolve uma auditoria detalhada dos mais variados aspectos da companhia. Por isso, ter informações importantes sempre à mão é fundamental. 

Quem teve essa experiência foi a Renata Briso, Head of Legal da Kenlo. Elas nos contou, durante um Linte Stories, que já perdeu muito tempo na parte contratual desses processo porque não havia uma organização dos documentos como existe agora que a empresa adotou o Linte como CLM. Confira: 

Mais visibilidade contratos vigentes

A fala da Renata tem tudo a ver com este tópico seguinte: um software de gestão de contrato também propicia uma visão mais assertiva do “momento” de cada contrato sob responsabilidade da área em questão. Com a possibilidade de ativar notificações antes de datas importantes, caem drasticamente as chances de sua equipe deixar passar um prazo de renovação de um contrato, por exemplo. 

Além disso, esse controle mais rígido dos documentos vigentes ainda permite ao time responsável ter mais tempo para a renegociação de um contrato, por exemplo. Se antes poderia acontecer do seu time não perceber que havia um contrato por vencer e ter que renová-lo “de qualquer forma” para não interromper a prestação de um serviço essencial, por exemplo, com o Linte sua equipe sabe com a antecedência que desejar quais documentos devem ser negociados e poderá trabalhar sem pressão, garantindo um melhor negócio para a empresa.

Dados mais confiáveis para tomada de decisões

Nunca se falou tanto em data driven e tomada de decisões baseada em dados. E no ano que vem não será diferente, muito pelo contrário! Mas quem possui uma ferramenta de gestão de contratos não tem com o que se preocupar. 

Um CLM como o Linte auxilia qualquer gestor a ter mais números relativos à sua área, facilitando a definição de estratégias e objetivos a serem alcançados. Foi o que aconteceu com a Isabella Coutinho, Partner & Head of Legal na Kovi. Ela precisou estruturar sua equipe com um mindset mais voltado a resultados e dados que pudessem ser usados para o negócio. 

Com o Linte, Isabella conseguiu alcançar isso, além de criar um histórico que ficará à disposição do time e da empresa independente de futuras saídas de colaboradores. Assista:

E aí, gostou de saber quais vantagens competitivas sua empresa pode ter em 2023 ao utilizar um software de contratos? Então você também vai curtir outros textos que já publicamos aqui no blog:

Como a gestão de contratos pode aumentar os lucros da sua empresa

#NHPJ: Repensando contratos sob a ótica de eficiência comercial

Como um software de contratos pode fortalecer a relação entre Compras e Jurídico

Conversar com alguém