Isabella Coutinho: “Com o Linte, a gente resolve os problemas com mais agilidade”

Isabella Coutinho

"Eu tenho muita vontade de mudar o ambiente jurídico e essa minha inquietude faz com que eu busque alternativas e formas de resolver problemas".

Isabella Coutinho brinca que “está” advogada. Da mesma forma que já foi atleta, não sabe se vai continuar nesse ramo até o final da carreira, porém, enquanto está no meio jurídico, ela quer deixar sua marca.

Mineira, é formada pela Faculdade de Direito Milton Campos e iniciou sua trajetória profissional em escritórios de advocacia, mas logo percebeu que “claramente não era o tipo de lugar onde ela se via”. “Mudei rapidamente para grandes empresas, multinacionais, e também percebi que o ambiente não era o mais amigável para o desafio que eu estava disposta de revolucionar a área jurídica”, relata.

A chegada ao mundo das startups

Em uma de suas experiências em empresa, Isabella teve contato com o ambiente de startup e constatou que essa poderia ser a oportunidade que estava buscando para alcançar seu propósito. “A decisão de vir para startup talvez tenha sido a mais importante da minha vida em termos de crescimento e amadurecimento profissional e pessoal”, diz.  

"Me mudei para a Kovi há um ano e acho que tenho conseguido revolucionar a forma como as pessoas veem o jurídico interno, nos posicionando como um setor estratégico, parte do negócio, e não mais como um jurídico administrativo".

O primeiro contato com o Linte

Como Partner & Head of Legal, Compliance and Public Policy na Kovi, Isabella precisava de uma ferramenta para organizar o dia a dia do setor em termos de gestão de tempo, de documentos e de demandas. 

Conversando com líderes de outras empresas e com seu marido, que é founder de startups, surgiu o nome do Linte e, segundo Isabella, ouvir todas as funcionalidades da plataforma "pareceu perfeito demais". "Até falei: 'não é possível, se for isso, vai ser a solução dos meus problemas". E era!

A tecnologia como aliada dos advogados

Grande entusiasta da tecnologia, Isabella conta que ouve diversos profissionais preocupados com os possíveis impactos negativos no dia a dia. "Eu já estou do outro lado. Digo: 'gente, isso aqui vai ajudar muito o desempenho da nossa função'. Eu sou totalmente a favor da inovação e acho que a gente tem que testar mesmo", opina.

Isabella acrescenta que, embora os recursos tecnológicos possam substituir tarefas operacionais realizadas por pessoas, a automação jamais substituirá os profissionais do Direito em situações que envolvam estratégia e criatividade, por exemplo. "A evolução do jurídico vem para que a gente tenha menos burocracia e consiga focar nas atividades mais estratégicas", acredita. 

E essa foi uma vantagem que ela viu no Linte desde o processo de implementação da ferramenta. 

Os benefícios que o Linte trouxe para a Kovi

Isabella atua há mais de um ano na Kovi, startup de mobilidade que busca o mercado de aluguel de carros. Ela conta que a contratação do Linte foi essencial para organizar a rotina de trabalho do setor, principalmente em um cenário com grande rotatividade de profissionais.

“A gente consegue resolver os problemas com mais agilidade. Por exemplo, a gente passou a perder menos tempo com burocracia. E eu consigo usar muito melhor o tempo das pessoas do meu time.”

Curtiu acompanhar a história da Isabella e como o Linte faz a diferença no setor jurídico da Kovi? 

Então aproveite para ler outros cases de sucesso que já publicamos aqui no blog:

Rafael Lins e a escalada da MadeiraMadeira

Steffani de Souza e a criação do departamento jurídico da Loja Integrada

Tagiane Gomide e a padronização do departamento jurídico da Unidas

Fernando Gazaffi e o desafio de estruturar o jurídico da Digibee

Renata Briso e a criação do setor jurídico na Kenlo

Maria Carolina de Lima Esteves e o retorno à Galvani

Amanda Tristão e o crescimento expressivo da Conexa Saúde

E continue de olho aqui no nosso blog para não perder os próximos relatos dos Linte Stories, a série de publicações sobre como o Linte tem transformado a rotina da gestão de contratos dos nossos clientes.