Renata Briso e a criação do setor jurídico na Kenlo

Linte > Blog > Casos de Sucesso > Renata Briso e a criação do setor jurídico na Kenlo
  • Bruno Calzavara
  • Nenhum comentário
Renata Briso e a criação do setor jurídico na Kenlo

Quem já precisou dos serviços de uma imobiliária sabe quão cansativos e demorados podem ser os processos que envolvem o aluguel de uma casa ou um apartamento. 

É este cenário que a Kenlo busca melhorar apostando na tecnologia para uma locação rápida, segura e sem burocracia.

Além desse desafio de mercado, internamente a empresa também desejava organizar um setor jurídico. E essa missão coube a Renata Briso, que possui uma trajetória jurídica de cerca de 25 anos.

A trajetória profissional de Renata: dos escritórios às empresas

Durante grande parte da carreira, Renata atuou em escritórios de advocacia. Ela conta que chegou a atuar como líder da equipe de contencioso estratégico e arbitragem em um grande escritório em São Paulo, de onde resolveu sair para abrir seu próprio escritório.

“Eu queria ter um pouco mais de contato pessoal com os clientes, sentia falta de atender clientes menores e pessoas que me procuravam”, lembra.

Na sequência, surgiu a oportunidade de estruturar do zero o setor jurídico de uma empresa e Renata acabou tocando os dois projetos simultaneamente. Segundo ela, a entrada no mundo corporativo não foi uma decisão muito programada, apenas foi acontecendo. 

“Em um determinado momento, comecei a organizar o jurídico de uma empresa de tecnologia. Achei bem interessante a visão corporativa do negócio, bem diferente daquilo que a gente tem no escritório. No mundo corporativo, você vivencia todos os problemas que uma empresa pode dar. Essa experiência que adquiri nos últimos anos é muito rica.”

Em busca da melhor plataforma para o jurídico

Ao fazer essa migração, ela sentiu dificuldade em demonstrar e quantificar o trabalho do setor jurídico para as demais áreas e para a diretoria. “A gente não conseguia mostrar em números aquilo que o jurídico faz: quantas horas eu tenho de estudo, quantos contratos eu efetivamente faço por mês, de quantas ações judiciais eu cuido…”, elenca.

Neste contexto, Renata decidiu ir atrás de uma ferramenta que pudesse lhe ajudar a mostrar quão essencial era o trabalho do setor para a empresa toda. “Foi nessa busca incessante que eu cheguei até a Linte”, lembra.

Os benefícios que o Linte trouxe para o jurídico da Kenlo

Diante do cenário de “euquipe”, em que Renata estava iniciando as atividades do setor jurídico sozinha, o Linte se tornou uma ferramenta essencial para a organização não apenas dela como dos clientes internos.

“Eu consigo de uma certa maneira mostrar para a pessoa que eu tenho outras tarefas antes da dela, assim como mostrar o que o jurídico faz. Acaba sendo uma vitrine. A gente dá suporte para todos os clientes internos, como dar suporte para todos? Essa era uma preocupação minha também.”

Renata conta que, neste início de trabalho junto à Linte, ela tem o auxílio de uma equipe de processos internos que está esboçando os fluxos para que a empresa inteira possa utilizar a plataforma. “Faz toda a diferença!”, opina. “Também estamos criando uma auditoria interna para ver se as pessoas estão cumprindo esses processos que a gente está desenhando”.

“Tendo essa visão em um lugar só, você pode reestruturar completamente a maneira como você trabalha. Como a gente faz para otimizar o meu tempo e o tempo dos meus clientes internos? O Linte me ajuda a ter essa visão estratégica.”

E aí, gostou de conhecer a história da Renata Briso e como o Linte tem auxiliado nesse desafio de estruturar o jurídico da Kenlo? 

Nos links abaixo, você pode ler outros cases de sucesso que já publicamos aqui no blog!

Rafael Lins e a escalada da MadeiraMadeira

Steffani de Souza e a criação do departamento jurídico da Loja Integrada

Tagiane Gomide e a padronização do departamento jurídico da Unidas

Fernando Gazaffi e o desafio de estruturar o jurídico da Digibee

Continue nos acompanhando para conferir a continuação das Linte Stories, a série de publicações sobre como nossos clientes vêm desafogando a rotina da gestão de contratos. 

Que tal agora aproveitar para entender como o Linte CLM funciona na prática? Clique e baixe agora nosso ebook!

ebook Gestão de contratos, baixe agora!
Open chat
Precisa de ajuda?
Fale com especialista