Como um software de contratos pode fortalecer a relação entre Compras e Jurídico

Como um software de contratos pode fortalecer a relação entre Compras e Jurídico

Pode não ser a dupla mais provável de áreas de empresas, mas Compras e Jurídico têm muito mais em comum do que você imagina. E o uso de um software de contratos como o Linte é capaz de fortalecer essa relação ainda mais, trazendo ótimos resultados para a empresa toda.

Quer saber como? É só continuar lendo este texto!

O que Compras e Jurídico têm a ganhar trabalhando em conjunto

Um dos principais pontos em comum que unem esses dois times é que ambos lidam diretamente com o dinheiro da empresa. E nem é preciso mencionar que, quando é este o caso, um erro humano ou de processo pode acarretar em uma perda financeira milionária, né? Ou seja, é preciso haver um alto nível de organização para que essas falhas não ocorram.

Além disso, em muitas empresas ambas as áreas possuem sob sua responsabilidade a gestão de contratos. E é neste ponto que queríamos chegar. Como um dos principais pontos de contato entre Compras e Jurídico, essa tarefa de criar, gerir, negociar, assinar e guardar contratos precisa ser muito bem feita.

Por isso, um software de contratos, como o Linte CLM, pode ser de grande valia para as equipes, os profissionais que atuam em cada uma delas e a empresa como um todo.

software-de-contratos-Compras-Juridico-como-Linte-ajuda-fortalecer

Confira abaixo os tópicos mais importantes que destacamos sobre Compras, Jurídico e um software de contratos, como o Linte:

Mais agilidade na criação de contratos

Vamos começar do começo. Em diversas organizações, o time de Compras possui certa “independência” para elaborar contratos de fornecedores por conta própria, sem a necessidade de acionar o Jurídico. Neste caso, um software de contrato auxilia nessa tarefa, uma vez que há a possibilidade de criar modelos-padrão dentro da plataforma, agilizando o processo. 

Desta forma, Compras não necessita abrir uma nova demanda aos colegas advogados toda vez que precisar elaborar um novo contrato e, por outro lado, o Jurídico só é acionado quando há a necessidade de um conhecimento específico do time, tirando a sobrecarga de trabalho vinda de tarefas meramente operacionais.

Comunicação mais assertiva entre as equipes

Progredindo na linha do tempo do ciclo de vida do contrato, contar com uma ferramenta como a Linte se torna essencial para ter uma boa comunicação entre os times na hora de analisar um contrato que está em negociação por parte de Compras. 

software-de-contratos-Compras-Juridico-como-Linte-ajuda-fortalecer

Durante essa fase, é possível editar arquivos .docx diretamente no Linte e cada alteração feita em um documento é salva automaticamente, garantindo que você nunca perderá nenhuma versão. Você ainda pode visualizar as versões antigas no histórico a qualquer momento.

E recentemente lançamos uma nova funcionalidade para facilitar ainda mais essa comunicação entre Compras e Jurídico: os grupos de conversa. Agora todas as pessoas envolvidas em uma demanda do Linte podem trocar mensagens sobre ela em um grupo, como no WhatsApp ou no Slack. Dessa forma, fica mais fácil debater um tema específico de um contrato sem os desencontros inerentes de tantas trocas de plataformas. 

A combinação ideal de habilidades e experiências

Como já mencionamos antes, os time de Compras e Jurídico possuem um grande potencial de unir forças para trabalharem em conjunto tendo o mesmo objetivo em mente: gastar dinheiro de maneira inteligente e otimizada para, no fim das contas, trazer o melhor resultado para a empresa. E um software de contratos como o Linte pode trazer a organização necessária para fazer essa parceria ser muito bem sucedida. 

Após os dois passos comentados acima relativos à criação e a análise do contrato, é hora de assiná-lo e depois guardá-lo, para realizar a sua gestão. Para essa primeira etapa, o Linte CLM permite a integração com os assinadores mais utilizados no Brasil, como Clicksign, D4Sign e DocuSign. As partes também recebem instantaneamente uma versão em PDF de seu contrato totalmente assinado.

Já pensando na gestão desse contrato, membros do time tanto de Compras quanto do Jurídico podem definir lembretes de renovação no contrato que chegam por e-mail antes do prazo final para manter todas as principais datas no radar de ambas as áreas. Dessa forma, cada time pode focar em sua área de expertise tendo a certeza de que os contratos estão bem organizados e de que nenhum prazo será perdido.

software-de-contratos-Compras-Juridico-como-Linte-ajuda-fortalecer

E aí, gostou de saber como um software de contratos pode fortalecer a relação entre Compras e Jurídico? Então aproveite para ler outros blogpost que já publicamos sobre outros temas semelhantes:

5 problemas do dia a dia que o Linte soluciona

Linte foi certificada no padrão SOC2 em auditoria de segurança de informação: entenda por que isso importa pra você

O Linte tem integração com assinadores digitais, como ClickSign?

Conversar com alguém