#FocoEm2023: Como o tema diversidade deve influenciar sua empresa em 2023

Chegamos ao último episódio da nossa série #FocoEm2023, em que focamos em diversos temas que serão tendência agora em 2023 e demos diversas dicas para você, seu time e sua empresa saírem na frente e terem um ano mais produtivo e eficiente.

No final de 2022, no espírito da Copa, alguns craques do meio jurídico gravam vídeos compartilhando com a gente suas expectativas para o ano que estava chegando e os assuntos que eles julgavam essenciais para profissionais e organizações dominarem para 2023.

Assista ou reveja todos os vídeos aqui!

Decidimos então criar esta série de publicações abordando mais a fundo os assuntos que mais apareceram na fala dos participantes. E foi assim que nasceu a sequência de posts #FocoEm2023, que chega ao fim hoje.

Nesta quinta e última parte, vamos falar um pouquinho mais sobre diversidade, este tópico tão em voga ultimamente e que tem tudo para permanecer em alta por mais um bom tempo. Sabe por quê? Continue lendo para descobrir!

O que é, afinal, diversidade?

Em termos mais gerais, diversidade significa pluralidade, algo que não é homogêneo. Trazendo para o mercado de trabalho, o conceito compreende a ideia de dar oportunidade para colaboradores de grupos sociais historicamente preteridos em processos seletivos ou promoções no ambiente corporativo.

Estamos falando de mulheres, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, imigrantes, entre outros. Ou seja, quando você ouve falar em diversidade nas empresas, significa que elas estão se comprometendo a ter um espaço mais plural, com pessoas de diferentes trajetórias de vida, culturas e maneiras de pensar diferentes. 

De acordo com Ianda Lopes, General Counsel na GE Renewable Energy Latam, o setor jurídico das empresa possui um papel fundamental na promoção de ações para promover a diversidade:

“Os advogados podem e devem estudar para entender como podem contribuir para as empresas onde trabalham para ajudar e estimular políticas de diversidade e, com isso, promover empresas mais diversas e uma sociedade mais diversa e mais justa.”

E por que a diversidade é importante?  

As ações afirmativas, como vagas exclusivas para um grupo de pessoas (população parda ou preta, por exemplo), e a inclusão de grupos minoritários são exemplos de iniciativas em que todos saem ganhando.

Primeiramente os próprios profissionais, por finalmente terem a oportunidade de entrar ou voltar ao mercado de trabalho ou ainda ter seu valor e seu esforço recompensados na forma de aumentos e promoções. Ao mesmo tempo, porém, as próprias corporações também observam benefícios.

Paula Figueiredo, fundadora da Figueiredo.law, ressalta que cabe apenas às próprias empresas a iniciativa de priorizar pautas voltadas à diversidade e colher os frutos dessa escolha:

"2023 vai ser um ano de grandes progressos na minha visão para as nossas pautas de inclusão e de diversidade. E como que eu sei disso? Porque a mudança está nas nossas mãos. Chama essa bola para os seus pés porque esse gol está prontinho para poder ser marcado."

O que as empresas têm a ganhar com a diversidade?

Um relatório divulgado agora em janeiro de 2023 pela McKinsey & Company aponta que empresas com diversidade étnica têm 33% mais chances de sucesso e as organizações com mais diversidade de gênero costumam ser 21% mais lucrativas em comparação com empresas que não possuem a diversidade como prioridade.

Além do retorno financeiro, contar com diferentes grupos no quadro de funcionários aumenta o senso de pertencimento, o que leva a uma maior satisfação profissional e menor rotatividade entre os empregados

Estudos indicam que, sim, corroborando o senso comum, uma empresa mais diversa precisa lidar com um nível mais elevado de desconforto. No entanto, essa é exatamente a razão pela qual essas organizações apresentam uma performance acima da média! Um estudo divulgado pelo Harvard Business Review mostra que interagir com profissionais que não fazem parte do mesmo círculo que você (seja membro de um clube, igreja ou, no caso da pesquisa, fraternidade de uma universidade), faz com que as equipes tenham uma produtividade de 29% a 60% maior.

Por que a diversidade é tendência para 2023?

Neste ponto, você já deve ter imaginado por que este tema é tão relevante, certo? Primeiro porque nenhuma empresa quer ganhar menos dinheiro, então se contar mais mais mulheres em cargos de liderança ou pessoas LGBTQIA+ no quadro de funcionários pode ser uma alternativa para alavancar a receita anual da organização, nos parece um caminho lógico a seguir.

Segundo que estamos evoluindo como sociedade. Passamos sáculos marginalizando grupos sociais (que, inclusive, representam a maioria numérica da população) e já está na hora de fazermos algo para consertar essa situação.

Um ambiente corporativo com mais diversidade resulta em funcionários mais engajados e contentes, resultados melhores para a empresa e uma sensação de estar fazendo a sua parte na construção de uma sociedade mais justa e com oportunidade para todos. Difícil ser contra, né? 

E aí, gostou de saber mais sobre as formas como promover a diversidade pode auxiliar sua empresa em 2023?

Para ler sobre os outros quatro assuntos que publicamos aqui no blog, é só selecionar o texto que deseja e clicar nos links abaixo!

#FocoEm2023: Como a transformação digital pode melhorar o seu trabalho em 2023

#FocoEm2023: Por que ESG deve ser prioridade na sua empresa em 2023 

#FocoEm2023: Por que a saúde mental é um tema tão em alta no mercado de trabalho?

#FocoEm2023: Por que a retenção de talentos é um assunto essencial para sua empresa em 2023

Conversar com alguém