#FocoEm2023: Como a transformação digital pode melhorar o seu trabalho em 2023

Estamos no comecinho do ano e não tem período melhor para planejar como serão os próximos 12 meses de trabalho, certo?

Não sabemos se você acompanhou, mas em novembro e dezembro, convidamos alguns craques do mercado jurídico para contar suas expectativas para 2023 e compartilhar com a gente quais temas eles achavam que estariam mais em alta neste ano que se inicia.

Você pode assistir a todos os vídeos clicando aqui!

A troca de ideias foi tão bacana que decidimos criar uma série com os temas que mais foram mencionados pelos participantes! E assim nasceu a sequência de posts #FocoEm2023, que neste primeiro episódio traz à discussão sobre como a transformação digital pode ajudar a deixar seu trabalho mais eficiente neste ano.

Bora lá?

A transformação digital como ferramenta para um dia a dia mais eficiente

Para Jaques Horn, que foi VP e Chief Legal Officer da Tim por mais de 12 anos e possui décadas de experiência em empresas como Tetra Pak e Shell, as estruturas de trabalho têm passado por uma verdadeira revolução e a inserção do digital no dia a dia foi fundamental para ultrapassarmos uma série de dificuldades no mundo do trabalho.

“A utilização da Inteligência Artificial e outras tecnologias vêm cada vez mais se consolidando para promover a otimização das atividades dos advogados e aumentando o acesso da população à justiça”, acredita. Ele completa:

“Assim como ocorreu nos últimos anos, acredito que essa continuará sendo uma forte tendência para 2023, agregando enorme valor estratégico aos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, além de auxiliar no desenvolvimento do setor público.”

Mais tecnologia e inovação em 2023

Fundadora de empresas de advocacia empresarial consultiva e assessoria jurídica para startups, Paula Figueiredo também destacou a transformação digital como um dos principais temas para ficar de olho em 2023: “vai ser um ano de intensificar o uso da tecnologia no direito, no seu escritório, no seu departamento jurídico para ainda mais do que a gente já utiliza hoje”.

Paula também expressou seu desejo de que as novas tecnologias que vêm surgindo possam auxiliar os profissionais a terem mais e melhores dados gerenciais sobre a profissão. Ela ainda encoraja seus colegas a aproveitar a transformação digital que estamos vivendo e pensar em soluções fora da caixa: “saibam que a gente está no melhor lugar do mundo para poder inovar no Direito!”, avalia.

Transformação digital também nos órgãos da Justiça

Quem também destacou a utilização da tecnologia como uma das tendências mais quentes para 2023 foi Maria Silvia de Godoy Santos, que é gerente jurídico contencioso do Itaú Unibanco. Segundo ela, vale a pena ficar de olho no Modelo Nacional de Interoperabilidade, que busca estabelecer padrões para trocas de informações de processos judiciais entre os departamentos da Justiça: 

"Quanto à parte de inovação e transformação, eu entendo que a questão da interoperabilidade, especialmente nos sistemas do Judiciário, vai estar bastante presente, além dos modelos de Inteligência Artificial, temas de metaverso e os modelos de metodologia ágeis de trabalho para ganhar maior eficiência."

E então, o que achou das perspectivas desses craques para 2023 envolvendo as inovações tecnológicas?

Fique de olho aqui no blog e nas nossas redes sociais, porque nas próximas semanas publicaremos novos textos trazendo mais tendências para este ano no mundo do trabalho!

Conversar com alguém