Como um software de gestão de contratos pode ajudar o RH de uma empresa?

As empresas estão sempre buscando maneiras de melhorar seus processos e torná-los mais eficientes. Uma das áreas que pode se beneficiar muito com a implementação de uma plataforma de gestão de demandas e contratos é o setor de Recursos Humanos (RH).

O RH é responsável por uma série de processos, desde a contratação de novos funcionários até o gerenciamento de benefícios e o monitoramento do desempenho dos colaboradores. Esses processos envolvem uma grande quantidade de documentação, incluindo contratos de trabalho, acordos de confidencialidade, termos de uso de equipamentos, entre outros.

A gestão desses documentos pode ser um desafio para as equipes de RH, especialmente em empresas maiores, em que a quantidade de contratos e documentos é expressiva. É por isso que muitas empresas estão recorrendo a plataformas de gestão de demandas e contratos para ajudar a simplificar e agilizar seus processos.

Mas como exatamente uma plataforma de gestão de demandas e contratos como o Linte pode beneficiar o setor de RH de uma empresa? Continue lendo para descobrir:

Centralização da documentação

Uma das principais vantagens de uma plataforma de gestão de demandas e contratos é que ela permite a centralização de toda a documentação relacionada ao RH em um só lugar. Isso significa que os funcionários do time podem facilmente acessar os documentos de que precisam, sem ter que procurá-los em diferentes arquivos ou pastas.

Automatização de processos

Outra vantagem de uma plataforma de gestão de demandas e contratos como o Linte é que ela pode ajudar a automatizar processos, reduzindo a quantidade de tempo e esforço necessários para executar tarefas rotineiras. Por exemplo, um sistema pode enviar automaticamente um contrato para assinatura eletrônica após a aprovação do departamento de RH.

Acompanhamento do status dos contratos

Com uma plataforma de gestão de demandas e contratos, é fácil acompanhar o status dos contratos, desde o momento em que são criados até o momento em que são assinados e arquivados. Isso pode ajudar a garantir que todos os contratos estejam em conformidade com as políticas da empresa e que nenhuma data de renovação seja perdida.

Gerenciamento de prazos e renovações

Uma plataforma de gestão de demandas e contratos também pode ajudar a gerenciar prazos e renovações de contratos, alertando os funcionários do RH sobre as datas de vencimento e renovação. Isso pode ajudar a evitar a perda de prazos e a garantir que todos os contratos sejam renovados a tempo.

Melhoria da segurança

Uma plataforma de gestão de demandas e contratos também pode ajudar a melhorar a segurança dos documentos do RH. Ao armazenar todos os documentos em um só lugar, é mais fácil garantir que eles estejam seguros e protegidos contra acesso não autorizado. Nós da Linte, por exemplo, somos certificados no padrão SOC2 em auditoria de segurança de informação, o que garante uma segurança ainda maior para os documentos armazenados em nossa plataforma.

Redução de erros e retrabalho

Ao automatizar processos e permitir o acompanhamento do status dos contratos, uma plataforma de gestão de demandas e contratos também pode ajudar a reduzir erros e retrabalho. Isso pode levar a uma maior eficiência e a uma redução de custos não apenas para a equipe de RH como para a empresa inteira.

E aí, gostou de saber como o acesso a ferramentas como o Linte pode facilitar o trabalho do time de RH e torná-lo mais eficiente?

Então aproveite para ler também outros blogposts que já postamos aqui sobre como nossa solução pode ajudar o seu dia a dia de trabalho:

Como aumentar a produtividade do time jurídico em empresas de grande porte

Software de contratos para multinacionais: por que usar e como funciona?

Como convencer seu chefe a contratar um software de gestão de contratos

Conversar com alguém