Como aumentar a produtividade do time jurídico em empresas de grande porte

Fazer mais com menos tem sempre sido uma meta para gestores jurídicos de empresas, em especial naquelas de grande porte ou multinacionais. Além de trazer mais visibilidade à área, aumentar a produtividade da equipe vai gerar mais valor à organização como um todo, colaborando para um resultado melhor da empresa.

Ao contrário do que se possa imaginar, porém, não é necessário fazer investimentos gigantescos em inovação nem “reinventar a roda” para atingir esse objetivo. Aqui neste artigo, elencamos 5 maneiras pelas quais seu time pode melhorar a produtividade levando em conta pequenos ajustes para serem implementados no dia a dia. Confira! 

1- Defina objetivos claros

O primeiro passo é delimitar bem quais são as métricas de sucesso que você deseja usar para avaliar a produtividade da sua equipe. O foco é diminuir o SLA das consultas de clientes internos? Aumentar o número de contratos revisados por profissional no mês?

Seja qual for o intuito, tudo começa com essa definição, para que você e seus colegas consigam concentrar seus esforços nos resultados desejados, certificando-se de que todos na equipe entendam claramente quais são as metas e objetivos comuns.

2- Diminua o trabalho manual

Independentemente dos seus objetivos específicos, uma coisa é certa: o excesso de trabalho manual é um obstáculo para a produtividade de qualquer time. Se seus advogados costumam elaborar contratos semelhantes, não há razão para criá-los sempre do zero.

Com um software de gestão de contratos como o Linte, por exemplo, você consegue otimizar o tempo da sua equipe ao automatizar boa parte dessa tarefa. Basta alterar os dados da empresa, valores e outras informações que são diferentes para cada caso, e a ferramenta é capaz de criar contratos novos de acordo com a sua necessidade. 

Desta forma, você diminui a quantidade de trabalho manual realizado pela equipe, aumentando a motivação de todos, e liberando grande parte do tempo antes perdido com burocracia para ser utilizado agora em assuntos mais estratégicos!

3- Organize as demandas do time

Outra questão que atrapalha a produtividade do jurídico de grandes empresas é a desorganização das demandas vindas de clientes internos. Essa situação é particularmente complicada para os gestores da área, que acabam recebendo solicitações das diferentes fontes: e-mail, mensagens no WhatsApp, Slack, Teams ou outra plataforma utilizada na empresa, conversas de corredor…

Sem uma ferramenta que auxilie nessa tarefa, fica difícil sistematizar e priorizar todas essas atividades. Assim, aumentam os riscos de alguma demanda ficar esquecida e não ser realizada, sem contar o tempo perdido para arrumar essa bagunça toda.

Com o Linte, por exemplo, você também consegue criar formulários que devem ser preenchidos na hora de abrir uma demanda onde constam todas as informações necessárias para realizar essa solicitação, otimizando o tempo de ambas as partes e diminuindo o prazo para resposta.

4- Monitore o desempenho   

Após ter estabelecido os objetivos principais da área, diminuído o trabalho manual da equipe e organizado as demandas que entram, é olha de se concentrar mais no fim do processo e monitorar o desempenho do time. Em outras palavras, como saber se a produtividade cresceu se você não consegue acompanhá-la?  

E aí entram em cena novamente as ferramentas de gestão de demandas e contratos. No Linte, por exemplo, você consegue gerar relatórios e dashboards com dados extraídos da plataforma. Quantas demandas seu time recebeu na última semana? Qual tem sido o prazo médio de respostas? Quantos contratos estão atualmente sob responsabilidade do time?

Essas e muitas outras questões podem ser respondidas por meio dos nossos dashboards, que são customizáveis de acordo com os dados que mais fazem sentido para o cliente em um determinado período.    

5- Invista em tecnologia

Este tópico é apenas uma síntese dos anteriores. Ficou claro que o aumento da produtividade em times jurídicos de empresas de grande porte está intimamente ligado à utilização da tecnologia, né?

Como vimos, seria muito difícil - para não dizer impossível - diminuir o trabalho manual, organizar as tarefas e monitorar o desempenho do seu time sem um software desenvolvido especialmente para a gestão de demandas e contratos.

Se você se interessou pelo assunto e deseja descobrir como o Linte pode ajudar a sua equipe a conquistar esses objetivos, entre em contato com a gente! Clique neste link, preencha o formulário e nossa equipe ficará muito feliz em te auxiliar nesse processo.

Caso você queira ler mais conteúdo semelhante a este artigo, confira os links abaixo:

Como centralizar demandas para o jurídico em grandes empresas

Software de contratos para multinacionais: por que usar e como funciona?

Qual a melhor forma de fazer gestão de contratos em grandes empresas?

Conversar com alguém