5 tendências de gestão de contratos para 2023

Chegamos à reta final de 2022 e você, já deu uma pausa para analisar os últimos 12 meses e projetar os que estão por vir?

Nós aqui da Linte já e foi assim que elaboramos esta lista com alguns insights que temos observado no mercado e que devem aparecer com ainda mais força no ano que vem. 

Vamos a eles?

Então continue lendo para conhecer as 5 tendências de gestão de contratos para 2023. Confira: 

  1. O jurídico como influenciador de novos negócios

Em 2023, mais do que nunca, os times jurídicos precisam pensar para além do próprio umbigo. 

Para se tornar de fato uma área inovadora e essencial à empresa, o jurídico deve desempenhar esse papel de ligação entre as áreas funcionais e de negócios, trazendo soluções que viabilizam e otimizam as atividades empresariais, ajudando a reduzir custos operacionais e maximizar os resultados.

Você pode se aprofundar mais sobre este tópico lendo este artigo no Jota

  1. A análise de contratos sob a ótica econômica

Nessa mesma pegada, profissionais que buscam um destaque maior para si mesmos e suas equipes ano que vem não conseguirão fugir de uma análise mais apurada dos contratos sob sua responsabilidade com um viés mais econômico. 

Em termos práticos, entender diferentes modelos regulatórios aplicados aos contratos é fundamental para propor a melhor negociação possível para a empresa, levando em consideração conceitos do direito contratual.

Ou seja, considerar os impactos econômicos dos contratos desde o início é a chave para uma negociação mais favorável.

  1. A tecnologia aplicada aos contratos

Se a transformação digital ainda não foi uma preocupação para a sua empresa em 2022, ela definitivamente deverá ser no ano que vem. Ressaltamos aqui que estamos falando sobre uma mentalidade digital-first, com uma reinvenção dos processos existentes, trazendo uma visão unificada - e não segmentada  - do trabalho com contratos.

E o uso da tecnologia é essencial para essa transformação, como você pode ler mais a fundo no mais recente Relatório do Estado da Indústria, publicado pela CLOC.

  1. A coleta de dados confiáveis

Uma questão que a tecnologia poderá ajudar a sua empresa em 2023 é, sem dúvida nenhuma, fornecer dados indiscutíveis para a tomada de decisão. Por exemplo, vamos supor que sua empresa tem interesse em automatizar o fluxo de trabalho com contratos na sua área, que pode ou não ser o jurídico, a propósito. Além de economizar tempo e dinheiro, vocês também vão garantir uma fonte confiável de dados, como quantidade de contratos criados/mês e prazos para a renovação dos contratos.

Em posse de informações valiosas como essas, fica mais fácil elaborar uma estratégia sólida para 2023 não só para o seu time como para a empresa como um todo. Você pode conferir mais sobre este tópico neste artigo (em inglês).

  1. O Legal Design aplicado na prática

Em um mundo onde 88% dos empresários acham que os contratos são “difíceis ou muito difíceis de entender”, de nada adianta aplicarmos todos esses tópicos que descrevemos acima se nem as pessoas que assinam os documentos sabem o que está escrito neles, né?

Aí entra o conceito de Legal Design, que não, não é apenas deixar os contratos mais “bonitos”, e sim torná-los mais acessíveis, tanto na forma quanto no conteúdo, deixando de lado o “juridiquês”, adotando uma comunicação mais clara e direta. Se esse assunto ainda não está no seu radar, saiba que trazer esse olhar mais centrado no ser humano será um diferencial para o sucesso em 2023.

E aí, o que achou desses temas que apontamos como tendências para o ano que vem? Se gostou, vale a pena dar uma lida também nesses outros blogposts que publicamos recentemente sobre assuntos semelhantes:

5 benefícios que um software de contratos pode trazer à sua empresa em 2023

Como a gestão de contratos pode aumentar os lucros da sua empresa

O Linte tem integração com assinadores digitais, como ClickSign?

Conversar com alguém