Como um CLM ajuda a sua equipe a elaborar contratos com mais eficiência

Na era dos negócios digitais, a eficiência é fundamental para manter-se competitivo. A elaboração de contratos é uma parte crucial de qualquer empresa, e o uso de um software de gestão de contratos (ou CLM, na sigla em inglês para Contract Lifecycle Management) pode ser a solução que a sua equipe precisa para otimizar esse processo. Neste artigo, vamos explorar como um CLM pode ajudar a sua equipe a elaborar contratos com mais eficiência.

O que é um CLM?

Um CLM é uma ferramenta elaborada para automatizar e simplificar o ciclo de vida de um contrato, desde a criação até o arquivamento. Assim, seu time passa a ter uma plataforma centralizada para criar, editar, colaborar, armazenar e gerenciar contratos. Com um CLM, sua equipe pode economizar tempo e recursos valiosos, garantindo que os contratos sejam elaborados de maneira eficiente e estejam em conformidade. Você pode ler mais sobre este tema e tópicos relacionados nos blogpost que já publicamos por aqui: 

Gestão de contratos: o que é, como e por que fazer 

5 dicas de gestão de contratos para trazer mais organização e produtividade para o seu time jurídico 

5 motivos para você aposentar as planilhas e fazer controle de prazos por um software de gestão de contratos 

5 benefícios de um CLM na elaboração de contratos

Agora que você já tem um contexto maior sobre o que é e para que serve um software de gestão de contratos, vamos mergulhar mais a fundo nas vantagens que a ferramenta pode trazer à sua equipe na hora de elaborar novos contratos. Confira:

1. Agilidade na criação

Em um CLM como o Linte, é possível configurar diversos modelos de contratos padronizados e pré-aprovados pelos profissionais ou pelas áreas que precisariam validar o documento. Isso economiza um precioso tempo, além de garantir que as cláusulas essenciais sejam incluídas em todos os novos contratos criados.

Além disso, a edição colaborativa em tempo real é outro importante diferencial. Dessa forma, várias partes podem colaborar e editar contratos simultaneamente, evitando atrasos na aprovação e a troca infindável de diversas versões do mesmo documento, com alterações quase imperceptíveis entre eles.

2. Redução de erros

O segundo tópico é praticamente uma consequência natural do primeiro. Afinal, com a elaboração de contratos padronizados e com a automatização de cláusulas, os erros humanos são reduzidos quase a zero. Uma vez que as configurações são realizadas da forma desejada, garante-se o padrão entre os contratos e a conformidade exigida pela empresa.

Outro ponto a ser destacado aqui que colabora para a redução de erros é a possibilidade do rastreamento de alterações. Um software como o Linte registra todas as alterações feitas no contrato, facilitando a identificação de equívocos e revisões.

3. Gerenciamento eficaz

Passado o momento da elaboração de novos documentos, um CLM continua auxiliando nas tarefas do dia a dia envolvendo contratos. Uma importante questão diz respeito ao armazenamento seguro. Aqui no Linte, os documentos da sua empresa são guardados em um repositório seguro, com acesso controlado e rastreabilidade. Inclusive, somos uma empresa certificada no padrão SOC2 Tipo 2 em auditoria de segurança da informação (clique aqui para entender melhor!).

Uma ferramenta como o Linte ainda ajuda no gerenciamento durante todo o ciclo de vida dos contratos sob responsabilidade da sua equipe. Um exemplo são os alertas e as notificações: defina lembretes para renovações, prazos e outras datas importantes para não deixar passar nenhum vencimento.

4. Análises de desempenho mais apuradas

Além dos benefícios que já mencionamos nos tópicos acima, um software de gestão de contratos também possibilita que sua empresa extraia um maior desempenho dos seus contratos ativos, como por exemplo em auditorias. O Linte permite a revisão de todas as ações realizadas no contrato, o que é essencial para fins de conformidade.

Além disso, você pode ter acesso em poucos cliques a análises de desempenho por meio de nosso dashboard customizável. Gere insights sobre o desempenho dos contratos e identifique oportunidades de otimização!

5. Integrações e escalabilidade

Por último, vamos te apresentar mais duas funcionalidades que são essenciais no trabalho com contratos, desde a elaboração até o gerenciamento, a análise e o acompanhamento dos documentos. 

A primeira é a possibilidade de integração com outras ferramentas: um CLM como o Linte pode ser integrado a sistemas de CRM e ERM, como Hubspot, SAP e Salesforce, os principais assinadores digitais do mercado, agendas e integradores, como Google Calendar e Zapier, ferramentas de chat como o Slack ou o Microsoft Teams, entre muitas outras. Assim seu fluxo de trabalho fica muito mais otimizado e eficiente! 

E, por fim, a escalabilidade: o Linte cresce com a sua empresa, adaptando-se às necessidades do seu time e da sua organização, que está em constante evolução.

A elaboração de contratos é uma parte crítica dos negócios, e um CLM pode ser um ativo valioso para a sua equipe. Ele não apenas economiza tempo e recursos, mas também ajuda a reduzir erros e manter a conformidade. Com a agilidade, a eficiência e a visibilidade que um CLM como o Linte oferece, sua equipe pode focar em atividades estratégicas e impulsionar o sucesso da sua empresa.

Investir em um software de gerenciamento de contratos, portanto, não é apenas uma escolha inteligente, é uma necessidade para empresas que desejam permanecer competitivas no mercado atual. A eficiência na elaboração de contratos é apenas o começo do que um CLM pode fazer por você.

E aí, o que acha de ver na prática como o Linte ajuda você e seu time? Entre em contato com a gente para pedir uma demonstração do nosso produto! (‍Clique neste link para agendar.) 

Você também pode baixar o ebook que publicamos com o Guia Completo Linte, para conhecer mais a fundo o nosso software de gestão de demandas e contratos. Clique aqui e aproveite!

Conversar com alguém