Como centralizar demandas para o jurídico em grandes empresas

Veja se você se identifica com a seguinte situação: você, gerente jurídico, coordenador(a) ou pessoa com cargo de gestão dentro do time jurídico de uma grande empresa, começa seu dia dando uma olhada na sua caixa de entrada do email. Há diversas solicitações para a sua equipe vindas de vários departamentos diferentes da organização. Você lê e analisa todas e direciona cada uma para o profissional responsável dentro do jurídico.   

Aí você recebe uma mensagem no WhatsApp. É seu colega do Financeiro com uma dúvida específica sobre um contrato negociado na semana passada. Quem mesmo que conversou com ele? Ah sim, você se lembra e encaminha a dúvida para a pessoa. Logo depois, mais um whats. Dessa vez é a VP de RH, com mais algumas demandas para o seu time. Quem está mais tranquilo hoje? Você consulta seu time e despacha essas tarefas também.

Está na hora de espairecer um pouco a cabeça e você decide ir na mesa do cafezinho. Chegando lá, é claro que mais demandas te esperam: alguém te pede para “só dar uma olhadinha” em um novo contrato de Compras e o colega do Financeiro já te pergunta como ficou a demanda dele. Nesta hora você pensa que não tem como isso ficar mais confuso. E se pergunta se não tem uma maneira fácil de organizar e centralizar tudo isso.

A boa notícia é que tem, sim! E nós vamos te contar neste texto aqui como o Linte é capaz de ajudar o seu dia a dia e da sua equipe e quais os principais benefícios que vocês terão com a gestão de demandas realizada por meio da nossa plataforma.

Conheça abaixo os diferenciais de contar com o software de gestão de demandas da Linte:

1. Configuração do formulário para abertura de demandas

O primeiro passo é definir quais informações são essenciais para a abertura de demandas - que é realizada de maneira muito fácil, conforme vamos mostrar no próximo tópico. Essa configuração é feita em conjunto com nossa equipe de onboarding, mas pode ser ajustada facilmente de acordo com a necessidade do cliente. 

Ao responder as questões apresentadas, o cliente interno já fornece as informações necessárias para o time jurídico esclarecer as dúvidas ou realizar a tarefa em questão. Um formulário elaborado com as perguntas certas é fundamental para que a demanda seja resolvida o mais rápido possível. 

2. Acesso do cliente interno sem precisar de login nem de senha

Uma grande facilidade para os colegas de outras áreas quando forem abrir uma demanda para o jurídico é que eles não precisam ter login e senha para entrar na plataforma. Na realidade, eles sequer precisam acessar o Linte para abrir uma demanda, já que esta tarefa pode ser realizada a partir de um link ou enviando um email para um endereço previamente cadastrado. 

Desta forma, a abertura de demandas é feita de maneira muito mais simples e descomplicada, facilitando o relacionamento entre as áreas e otimizando o tempo de todos os envolvidos.

3. Atribuição automática de responsáveis

Uma configuração possível dentro do Linte é atribuir automaticamente certos tipos de tarefas para uma pessoa do time, sem a necessidade de uma análise prévia do gestor ou da gestora da área. Essa funcionalidade pode ser particularmente interessante no caso de grandes empresas, que recebem uma quantidade alta de demandas de clientes internos.

Automatizando essa distribuição de tarefas, o time jurídico pode empregar mais tempo na resolução das atividades em si e menos tempo em tarefas manuais, como por exemplo conferir as demandas uma a uma para atribuir cada uma delas a um profissional da equipe. 

4. Acompanhamento de prazos e SLAs

Agora que você já conseguiu centralizar as demandas recebidas por outros departamentos da empresa onde você trabalha em um só lugar, configurando o formulário e o acesso aos seus clientes internos e distribuindo automaticamente as tarefas, é hora de se concentrar nas entregas dessas solicitações. E isso também pode ser realizado por meio do Linte!

Com a organização das demandas que entram, é possível realizar um acompanhamento muito mais próximo dos prazos e Service Level Agreements (SLAs) estabelecidos entre os departamentos para a devolução da tarefa. Este período de retorno pode até cair ao longo do tempo em razão do aumento da produtividade propiciado pela adoção da ferramenta de gestão de demandas!

 

5. Elaboração de relatórios customizáveis

Intimamente ligado à questão anterior, chegamos ao último tópico da nossa lista apresentando os relatórios e dashboards que você pode extrair do Linte. Se você está inserido(a) em uma estrutura tradicional de uma grande empresa ou multinacional, em que precisa reportar resultados e tarefas do seu time jurídico a diretores e profissionais não tão ligados ao dia a dia do jurídico, a elaboração de relatórios com dados da plataforma é uma ótima alternativa para dar visibilidade das atividades do jurídico com números confiáveis. 

E aí, entendeu como uma plataforma de gestão de demandas como o Linte pode te ajudar a organizar as solicitações dos seus clientes internos e ainda trazer mais produtividade e otimização do tempo da sua equipe?

Então aproveite para falar com nossos especialistas e descobrir de que forma o Linte pode auxiliar no dia a dia da sua empresa! Clique aqui.

Se quiser entender um pouco melhor como nossa ferramenta traz soluções para o departamento jurídico de multinacionais e grandes empresas, clique nos links abaixo e leia outros textos que já publicamos aqui no blog:

Software de contratos para multinacionais: por que usar e como funciona?

Qual a melhor forma de fazer gestão de contratos em grandes empresas?

Conversar com alguém