Client Stories: como o Linte ajudou a Junto Seguros a ganhar agilidade, segurança e um prêmio

“Agora temos um tempo de resposta até 66% menor e o prazo médio de formalização caiu de 45 para menos de 5 dias.”

Fundada há mais de 30 anos com o nome de J. Malucelli Seguradora, a Junto Seguros é a primeira seguradora digital de Seguro Garantia do Brasil. Líder no país, possui como valores ser simples, seguros e transformadores.

No entanto, os fluxos internos envolvendo o cadastro de fornecedores e a gestão de contratos não eram simples e completamente seguros, mas o Jurídico tinha uma enorme vontade de ser transformador. Foi por isso que, em 2020, a empresa decidiu encontrar uma solução no mercado e optou pelo Linte. Quem faz o relato é Henrique Antonietto, Gerente Jurídico Corporativo da empresa:

“Todos os processos eram manuais: desde a entrada do fornecedor até o due diligence, a análise de contrato e as assinaturas. E o problema é que não tinha controle. Não conseguíamos extrair indicadores nem datas, SLAs etc.”

A customização do Linte como fator primordial para o sucesso da parceria

Uma das principais características do Linte que chamou a atenção do time da Junto e que foi determinante para o sucesso da parceria foi o fato da ferramenta ser customizável. Henrique lembra que o Jurídico foi protagonista e chamou todas as áreas envolvidas para juntos desenharem como deveria ser esse fluxo de ponta a ponta. “Não adiantaria a gente ir ao mercado e pegar um software de prateleira que não iria se adaptar à nossa necessidade e eventualmente a gente teria mais frustração ainda”, conta.

“Em vez da gente ter um fluxo manual, a gente teria um fluxo automatizado que não se adapta à nossa rotina. Então isso não funcionava para a gente. E o Linte veio para casar com essa expectativa e atender 100% desse fluxo que a gente desenhou.”

Henrique relata que, após uma série de aprimoramentos, hoje o fluxo automatizado começa com o cadastro do fornecedor por meio de um link no site institucional e vai até a integração do Linte com o software usado pela Junto Seguros para o pagamento dos fornecedores, incluindo variações como formulários em inglês e espanhol para fornecedores internacionais, por exemplo. “Gostamos de dizer que o sistema está em constante mutação, sempre melhorando e se adaptando àquilo que a gente está criando”, completa. 

Os benefícios que o Linte trouxe à Junto Seguros

Pensando nas vantagens que a implementação do Linte proporcionou à empresa como um todo, Henrique lista 5 aspectos principais, destacando as diversas melhorias que foram implementadas no sistema desde o início da parceria, em maio de 2020:

1. A criação do Portal de Fornecedores, com um fluxo único de contratação.

2. A centralização de todas as etapas em uma só ferramenta: o Linte.

3. As sugestões de cláusulas apontadas por uma matriz de riscos no momento da elaboração do contrato. 

4. A emissão automática de minutas.

5. A redução de SLA do time. 

Henrique destaca a existência da matriz de contratação, elencada acima no item 3, em que a própria plataforma, mediante customização e trabalho em conjunto com a área de Gestão de Riscos da Junto, sugere determinadas cláusulas de forma padronizada com base no tipo de contrato que está sendo elaborado. “Dependendo do analista e do processo, poderíamos ter opiniões diferentes, mas com a matriz de contratação temos uma opinião única definida em sistema e partimos de um início único”, diz.   

Outro ponto da lista de vantagens que vale a pena destacar é a redução de SLA. Henrique lembra que, antes da implementação do Linte, era muito mais difícil conseguir acompanhar o tempo gasto em cada tarefa:

“Agora em 2023, temos um tempo de resposta para as outras áreas até 66% menor comparando com 2021. E quanto aos prazos médios de formalização, poderíamos demorar até 45 dias e hoje, dependendo do tipo de contrato, a gente consegue formalizar uma solicitação em menos de 5 dias.” 

Trajetória profissional e inovação reconhecida em prêmio 

Formado em Direito pela PUC-PR em 2013, Henrique teve uma rápida passagem por escritório de advocacia, mas logo se encontrou no ambiente corporativo: “me apaixonei por esse mundo”, lembra. Após passagem por dois bancos, está como Gerente Jurídico na Junto Seguros, atuando na área de contratos, contencioso, consultoria estratégica e os produtos oferecidos aos clientes. 

Em junho deste ano, o trabalho desenvolvido pelo Henrique com os profissionais da sua área e com o auxílio do Linte foi certificado no 7° Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, criado e organizado pela Intelijur. “Foi a cereja do bolo desse nosso projeto da automatização do processo de contratação de fornecedores junto do Linte”, comenta. 

Ele destaca que, além do valor que a implementação do Linte trouxe para a empresa, o projeto também contou com o reconhecimento do mercado: “Com os ganhos que tivemos de SLAs, ganho de prazos, centralização dos steps, ganho de tempo e emissão automática de minutas, a gente foi uma das práticas certificadas, o que nos traz muito orgulho”.

“Esperamos que isso seja só o começo! A gente quer novas premiações, criações e inovações para cada vez ir mais longe e sempre pensando no trabalho intelectual, deixando para o sistema o que pode ser automatizado e utilizando nosso tempo e conhecimento técnico jurídico para aquilo que é efetivamente necessário”.

E aí, gostou de conhecer mais a fundo a trajetória do Henrique Antonietto e o case de sucesso Linte + Junto Seguros? 

Então aproveite para conferir outros artigos semelhantes publicados aqui no site! Clique nos links abaixo e boa leitura:

Client Stories: o papel central do Linte na estruturação do Jurídico do Banco Mercantil 

Client Stories: como o Linte é peça-chave para o sucesso do jurídico da SouthRock 

Client Stories: conheça a chave para o sucesso da parceria entre a Linte e a Siemens Healthineers

Conversar com alguém