Client Stories: o papel central do Linte na estruturação do Jurídico do Banco Mercantil

Leonardo Silva Fontes

Com mais de 15 anos de carreira, quase 12 deles em departamentos jurídicos de empresas, Leonardo Silva Fontes chegou ao Banco Mercantil com uma missão: estruturar a gerência jurídica de contratos. Até então, cada área era responsável pela elaboração e análise de seus próprios contratos, e a ideia foi unificar tudo com o Jurídico. 

Foi aí que Leonardo percebeu que precisaria de uma ferramenta específica para essa finalidade, que fosse além dos softwares já utilizados pelo banco naquela época:

“Para poder fazer uma gestão eficiente de contratos e para poder conseguir atender à expectativa da minha diretoria, eu vi a necessidade de uma solução tecnológica em que eu pudesse fazer a gestão dessas demandas dentro do departamento jurídico.”

Ele conta que a implementação do Linte foi “um momento disruptivo”. As áreas estavam acostumadas a trabalhar no modelo anterior com uma ferramenta que já estava consolidada e funcionava. Porém, esse novo momento da empresa exigia algo a mais.

“A gente tem SLAs estabelecidos com a diretoria e nossos clientes internos, por isso escolhemos fazer um movimento gradual de transição, saindo da antiga cultura para essa nova, e acredito que em poucos meses ficaremos 100% integrados com o Linte.” 

E a nova cultura tem rendido bons frutos. Dentre os principais números (atualizados até o início de março de 2023) da parceria entre a Linte e o Banco Mercantil, destacamos alguns abaixo:

  • 341 demandas criadas.
  • 302 delas resolvidas.
  • 48 usuários ativos na plataforma.
  • Aumento de 260% na criação de demandas nos últimos 6 meses.

Principais benefícios para o Banco Mercantil

Um dos grandes diferenciais do Linte apontado pelo Leonardo é a possibilidade de customização, levando em conta as necessidades e o momento de cada cliente. Esse, inclusive, foi um fator crucial para a escolha da plataforma “A gente bateu nessa questão para trazer a solução para a nossa realidade. Como foi dito que é possível, e a gente vem percebendo isso, a gente está satisfeito”, conta.

Outro ponto que gera muito valor para a empresa é a possibilidade de fazer o acompanhamento de todas as demandas abertas para o time, assim como o SLA de cada uma delas e o histórico de tudo que foi feito. “Por exemplo, há contratos que são auditados várias vezes. A gente precisa ter esse histórico bem formado e um ambiente que disponibilize esse arquivamento para evitar informações incorretas”, explica. 

“Informação hoje em dia é tudo. Eu preciso ter com lucidez e facilidade todo o histórico do trabalho que meu time tem feito para fazer um acompanhamento e saber se tudo está sendo entregue do jeito que nossos clientes internos precisam.” 

Como era antes do Linte

Fazendo uma comparação de como sua equipe se organizava antes da contratação do Linte, Leonardo afirma que atualmente existe um risco praticamente zero de erros. Antes, era frequente algumas demandas não serem incluídas no controle do time, por exemplo, pois essa tarefa precisava ser realizada manualmente, em planilhas de Excel.

Ele comenta que esse processo às vezes também causava insatisfação e atrito com os clientes internos, uma vez que havia o risco de uma solicitação não ser atendida no prazo combinado. “Depois que a gente automatizou esse processo, o risco de não atender uma demanda é muito pequeno”, resume.

Outro ponto que merece ser mencionado é a boa receptividade que o Linte teve nas áreas que atualmente demandam a equipe do Leonardo. “O feedback foi bem positivo, o pessoal entendeu que a ideia era melhorar a comunicação com o Jurídico usando uma ferramenta intuitiva, sem dificuldades de acessar”, relata. 

E você, gostou de conhecer esse case de sucesso entre a Linte e o Banco Mercantil? Saiba que temos outros artigos semelhantes publicados aqui no site, fique à vontade para conhecê-los clicando nos links abaixo:

Client Stories: a importância da parceria com a Linte na automação de processos da Accenture

Fernando Iazzetta: “A plataforma ficou exatamente como a gente pensou”

Studio Linte + Ânima Educação: como a parceria transformou a cultura de proteção de dados da empresa