“O Linte otimizou o meu tempo e da minha equipe, antes nossos controles eram feitos todos por planilha”
Com apenas 8 anos de mercado, a SouthRock é uma importante empresa da área de alimentos e bebidas, sendo responsável por operar marcas internacionais e nacionais no Brasil, como Starbucks, TGI Fridays e Subway.
Gerente Jurídica do grupo desde sua fundação, Christiane Bello Moyano acompanhou de perto a criação e a expansão da empresa. Ela foi a responsável por montar o Jurídico do zero, como ela mesma relata, e à medida que a SouthRock adquiria novas empresas, o volume de trabalho também crescia consideravelmente.
“Aos poucos a gente foi crescendo, veio a primeira empresa, a Brazil Airport Restaurants, que tem várias operações em aeroportos em 2017. Fizemos a aquisição da Starbucks em 2018, ganhamos um volume que não tínhamos. E até aí era só eu no Jurídico, controlando tudo por Excel”.
Raio-X Linte + SouthRock
Cliente desde: novembro 2022.
601 contratos ativos gerenciados pelo Linte.
61 novos contratos por mês em média.
153 demandas criadas no Linte.
Crescimento de 143% na criação de demandas no último mês.
Na sequência, foi iniciado o processo de compra da Subway e foi nesse momento que Christiane percebeu que precisaria de um software para auxiliar seu enxuto time a dar conta de todo o trabalho que já existia e que ainda estava por vir. “Eu precisava de uma ferramenta para controle de contratos, que a gente faz interno”, explica.
A equipe de tech da SouthRock apresentou várias ferramentas à Christiane e após diversas conversas alguns pontos no Linte chamaram a atenção dela, tais como:
Embora a parceria com a Linte ainda esteja no início, com pouco mais de 2 meses de uso da plataforma, Christiane conta que já consegue ver diversas melhorias que o Linte já trouxe para o dia a dia da SouthRock, desde a diminuição das solicitações vindas por fora do Linte até a tranquilidade de ver as demandas e os contratos sob responsabilidade da área geridos com mais organização e segurança.
“Hoje a ferramenta está rodando, é o que me deixa tranquila. Em breve estou saindo de licença-maternidade e queria estar com o Linte implantado e girando em pelo menos 60-70% das minhas demandas. Estou conseguindo alcançar esse número hoje.”
Outra mudança já perceptível tem sido o maior detalhamento de informações que o time recebe junto às demandas abertas pelas diversas áreas da empresa. “A gente customizou muito os formulários de demandas do Linte para coletar o máximo de informações que a gente pode com a área-cliente”, explica Cristiane.
“Agora a gente recebe a informação completa e tira aqueles ‘mil’ e-mails. Porque eles precisam preencher os formulários com os dados que a gente precisa receber, inclusive com a confirmação das condições comerciais, que para a gente era um ponto de atenção importante”.
Com esse aperfeiçoamento, mais um objetivo já tem sido atingido, que é a diminuição do tempo de SLA e otimização do tempo do time jurídico. “As áreas não ficam mais única e exclusivamente como intermediárias de e-mails”, conta. “Acontecia da pessoa dizer ‘segue contrato de prestação de serviço para análise’, eu abria o contrato e não tinha nada a ver com prestação de serviço porque ela nem abriu o arquivo, simplesmente encaminhou”.
A implantação do Linte também ajudou a trazer mais visibilidade do trabalho da equipe da Christiane, facilitando seu papel como gestora. Ela conta que passou a acompanhar mais de perto os cumprimentos de SLA para bonificação com base no desempenho individual das profissionais do time:
“A gente acaba saindo do plano do subjetivo e indo para o plano mais objetivo. Então eu consigo fazer uma avaliação melhor do desempenho da minha equipe, se os SLAs estão sendo cumpridos ou, se não estão, entender onde que ‘está pegando’."
Por fim, Christiane considera que, caso o Linte não tivesse sido implementado na SouthRock, o nível de estresse com certeza estaria muito maior. “Cada uma da equipe fazia seu controle das demandas e semanalmente a gente batia tudo para ver se nada tinha escapado. Era muito manual”, avalia.
“A ideia do Linte é trazer esse controle para dentro de uma plataforma que vai me avisar quando um SLA estiver estourando, tem tantas demandas abertas, tantas finalizadas… Me reduziu o tempo que eu perdi entrando todo final de dia no e-mail para ver se todos estavam endereçados para alguém.”
E aí, curtiu ler sobre o case de sucesso entre a Linte e a SouthRock?
Então você também vai gostar dos outros textos como esse que já publicamos por aqui! Clique nos links abaixo e boa leitura:
Client Stories: o papel central do Linte na estruturação do Jurídico do Banco Mercantil
Client Stories: a importância da parceria com a Linte na automação de processos da Accenture
Fernando Iazzetta: “A plataforma ficou exatamente como a gente pensou”