O que é um facilitador e quando você pode usá-lo na sua empresa?

No mundo empresarial atual, onde a eficiência e a otimização de processos são fundamentais, encontrar maneiras de simplificar tarefas complexas é um fator-chave para o sucesso. É aqui que entra o papel do facilitador. Neste artigo, vamos explorar o conceito de facilitador e discutir como ele pode ser utilizado em sua empresa para impulsionar a eficiência e a produtividade.

O que é um facilitador?

Um facilitador é uma pessoa que ajuda a tornar determinadas atividades mais fáceis e eficazes. O facilitador tem como objetivo principal eliminar barreiras e obstáculos, facilitando a execução de tarefas e melhorando a comunicação e a colaboração entre as equipes. Ele atua como um catalisador, permitindo que as pessoas atinjam seus objetivos de maneira mais eficiente, reduzindo a complexidade e fornecendo suporte e recursos necessários.

“A facilitação é um conjunto de habilidades a serem usadas no trabalho com um grupo, capacitando-o e apoiando-o para atingir seus objetivos de uma forma que envolva e respeite todas as contribuições, construa propriedade e libere o potencial do grupo e de seus membros.”
Carol Hannud, Parcerias, Comunidade e Studio Linte.

Trazendo para a nossa realidade aqui na Linte, um facilitador pode ser um profissional especializado em facilitação, responsável por guiar e promover a colaboração entre as partes envolvidas em um projeto. Nos últimos meses, a Carol Hannud, do nosso time de Parcerias, Comunidade e Studio Linte, atuou como facilitadora em alguns projetos super bacanas com nossos parceiros, como Creditas, Iochpe-Maxion e Comexport, sobre os quais falaremos em breve! 

Munida de conhecimento técnico adquirido em escolas e consultorias renomadas como Kaospilot, AJ&Smart e Interaction Design Foundation e contando com sua experiência docente como professora das Escolas de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo e do Rio de Janeiro, ter a Carol como facilitadora é um diferencial validado pelos nossos clientes.

Carol Hannud, à esquerda, do nosso time de Parcerias, Comunidade e Studio Linte.

Quando usar um facilitador na sua empresa?

Conforme introduzimos o assunto acima, o papel do facilitador depende da necessidade e das particularidades de cada empresa. Abaixo, listamos algumas das situações mais comuns em que esta figura pode trazer benefícios para a organização.

Treinamento e desenvolvimento

Quando se trata de programas de treinamento ou desenvolvimento de habilidades, um facilitador pode fornecer suporte valioso. Ele cria um ambiente de aprendizagem interativo, engajador e participativo, facilitando a assimilação do conhecimento, a troca de ideias e a aplicação prática.

Reuniões e workshops

Muitas vezes, as reuniões podem ser improdutivas, dispersas ou tomarem um rumo ineficiente. Nesses casos, um facilitador pode ser contratado para ajudar a planejar e conduzir reuniões e workshops de forma mais eficaz, garantindo a participação ativa de todos os envolvidos, mantendo o foco no objetivo principal e garantindo o progresso das atividades.

Resolução de problemas

Ao lidar com desafios complexos ou situações que exigem uma abordagem colaborativa, um facilitador pode ajudar a orientar as discussões, promover a escuta ativa e facilitar a tomada de decisões. O facilitador traz métodos e técnicas de resolução de problemas que podem acelerar o processo e garantir melhores resultados à organização.

Studio Linte como facilitador de nossos parceiros

Retornando aos cases do Studio Linte, nossa mais recente facilitação aconteceu agora em maio, quando a Carol Hannud facilitou um Compliance Design Sprint com os colaboradores da Iochpe-Maxion S.A. Segundo ela, foi muito recompensador participar de movimentos iniciais de mudança organizacional como esse! "Não existe mudança na experiência jurídico-regulatória verdadeira, viável e sustentável sem facilitação e cocriação", ressalta. 

Carol Hannud (em pé) com os participantes do Compliance Design Sprint na Iochpe-Maxion S.A.

"Através do workshop de Legal Design Sprint facilitado pela Carol e das conversas subsequentes, nos unimos com a área de People para cocriar soluções assertivas e empáticas em prol da missão de conduzir nossos negócios com ética e integridade."
Giulia Barbieri, Compliance da Creditas.

Anteriormente, ela já havia facilitado processos semelhantes na Comexport, a maior empresa de comércio exterior do Brasil, e na Creditas, uma startup brasileira do segmento de serviços financeiros. Em ambos os casos, a facilitação melhorou a comunicação entre as áreas participantes, trazendo resultados efetivos quase instantaneamente. “Foi maravilhoso! Já trouxe uma melhoria imediata, no dia seguinte já melhorou”, conta Mirela Righetti, Head do Departamento Jurídico, Compliance e Consultoria Tributária da Comexport.

Equipe da Creditas que participou da facilitação com Carol Hannud.

E você, o que acha de contar com uma facilitadora para tirar do papel algum projeto de treinamentos e workshops, em especial voltado ao Legal Design e à transformação digital? Se este assunto te interessa, entre em contato com a gente diretamente pelo email da Carol Hannud (carol.hannud@linte.com) e vamos cocriar juntos!

Conversar com alguém