Jurídico em números: empresas são mais afetadas pela produtividade do jurídico do que elas imaginam

Continuamos nossa série de blogposts chamada “Jurídico em números” trazendo para você insights relevantes sobre o dia a dia de times de advogados em empresas, dados importantes que mostram a realidade e quais decisões estratégicas podem ser tomadas para reverter ou otimizar algum cenário.

Hoje o foco será como o aumento da produtividade do jurídico impacta diretamente a empresa como um todo - e como este fato muitas vezes acaba passando despercebido pelas organizações. 

Este foi um dos achados do relatório publicado pela LawVu em parceria com a Perceptive. Nele, 300 profissionais de departamentos jurídicos de empresas nos Estados Unidos e no Reino Unido foram entrevistados entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023 sobre os mais diversos aspectos do seu cotidiano de trabalho, ferramentas tecnológicas usadas e estratégias adotadas. 

Nas últimas semanas, já publicamos outros 3 textos com diferentes conteúdo sobre este tema macro: contamos que o burnout pós-pandemia veio para ficar, que advogados usam menos soluções tecnológicas, porém mais eficientes, e mais recentemente te mostramos quais são as maiores reclamações dos advogados sobre as ferramentas tecnológicas. Se ainda não leu, clique nos links deste parágrafo para conferir!

A ligação direta entre a produtividade do jurídico e o resultado da empresa

A pesquisa descobriu que as empresas sentem o impacto da ineficiência de sua equipe jurídica, uma vez que os resultados gerais das corporações são afetados:

80% dos entrevistados acreditam que o tempo gasto em atividades manuais consome horas e esforços que poderiam ser melhor utilizados trabalhando para atingir as metas da empresa.

Esse grupo também concorda que as tarefas manuais atrapalham sua capacidade de fazer entregas em tempo hábil.

Equipes pouco produtivas geram um custo muito alto

Levando em conta que o salário médio de um advogado ou uma advogada de empresa é de aproximadamente 8.300 reais ao mês (mais de 6 vezes o valor do salário mínimo no Brasil), o impacto nos negócios vai além de uma resposta mais lenta.

Quando uma equipe que tem um alto custo à empresa gasta muito tempo em tarefas manuais e administrativas, e ainda utiliza ainda mais recursos para cobrir vários sistemas de software para atender às suas necessidades, há espaço para otimização.

Aliás, produtividade e eficiência serão os temas do nosso próximo blogpost, a ser publicado em breve. Fique de olho e não perca nenhum artigo desta série!

Se você pretende reduzir o tempo perdido com atividades manuais e aumentar a eficiência do seu time, bora conhecer um pouco mais sobre o Linte! Clique aqui para baixar nosso ebook e descobrir como podemos ajudar a otimizar seu tempo e da sua equipe.

Conversar com alguém