4 motivos para utilizar o Legal Design na sua empresa

Por Guilherme Bond

A digitalização e a globalização estão mudando nossa sociedade com novas formas de comunicação e interação. Nesse contexto, a complexidade do conteúdo e de processos jurídicos na abordagem tradicional muitas vezes gera falta de clareza e prejuízo à aderência. Temos que tornar o Direito acessível, é aí que entra o Legal Design.

A Carol Hannud, head do Studio Linte, já explicou o que é Legal Design neste texto e agora meu objetivo é falar um pouquinho mais sobre a aplicação deste conceito na prática e como o Legal Design pode auxiliar sua equipe a ser mais eficiente e produtiva. Vamos lá?

  1. Você encanta o seu cliente

Os departamentos jurídicos são muitas vezes vistos por outras áreas como um gargalo, um obstáculo que atrasa e até mesmo atrapalha as atividades dos demais setores. Essa reputação, além de pegar mal para a imagem do time, pode fazer com que os clientes internos deixem de consultar o departamento jurídico ou informá-los sobre acontecimentos importantes, uma vez que eles decidam tentar resolver os problemas por conta própria.

Porém, aplicando os fundamentos do Legal Design, as equipes jurídicas se tornam mais prestativas e colaborativas. Dessa forma, os clientes internos retomam a confiança no jurídico e suas expectativas são superadas em termos de entendimento e comunicação entre os setores.

  1. Você se torna referência em inovação

Ao utilizar conceitos do Legal Design na prática, sua empresa pode colher os frutos de ser referência em inovação e inspiração, tendo vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Pesquisas mostram que quando metodologias de design são aplicadas à estratégia de uma empresa, a taxa de sucesso da organização melhora significativamente.  

Uma pesquisa conduzida pelo Design Management Institute apontou que empresas que usam ideias de Design no dia a dia, como a Apple, a Nike e a Coca-Cola, tiveram performance 228% melhor que as 500 maiores empresas do mundo listadas e domiciliadas nas principais Bolsas de Valores dos Estados Unidos. Ou seja, os princípios de design já foram incorporados por diversos setores relacionados a serviços. E é a combinação do Legal Design com o conhecimento jurídico que traz aumento da inovação, criatividade e mudanças no setor jurídico.

Pesquisas mostram que quando metodologias de design são aplicadas à estratégia de uma empresa, a taxa de sucesso da organização melhora significativamente. 

3. Você não perde dinheiro

Uma linguagem vaga e confusa em um contrato pode trazer péssimas consequências financeiramente falando até mesmo para grandes empresas consolidadas no mercado. Entretanto, quando você emprega uma comunicação mais clara e inclusiva, lançando mão dos conceitos do Legal Design, as chances de haver algum mal entendido que resulte em perdas financeiras para a sua empresa caem vertiginosamente.

Muitas vezes encontramos contratos com jargões do meio jurídico que vão no sentido oposto ao que mencionei acima, como "incluindo, mas de forma alguma se limitando a" ou "não obstante qualquer coisa em contrário do anteriormente mencionado", entre outros. Esse "juridiquês", combatido pelo Legal Design, só traz ambiguidade e confusão aos contratos, sem falar nas potenciais perdas financeiras decorrentes dessa falta de comunicação.

Quando você emprega uma comunicação mais clara e inclusiva, as chances de haver algum mal entendido que resulte em perdas financeiras caem vertiginosamente.

4. Você se torna mais eficiente

Todos os tópicos que eu te apresentei acima podem ser resumidos neste ponto aqui: o Legal Design aplicado nas empresas torna as equipes mais eficientes. Um cliente (interno ou externo) que tem seu problema solucionado pelo jurídico é sinônimo de eficiência, assim como ser visto como referência em inovação e, é claro, não ocasionar perdas monetárias à empresa.

Se você se interessa por este tema, fique de olho em nossas

Conversar com alguém