Como uma gestão de contratos eficiente diminui riscos para a sua empresa

Você tem certeza de onde está o contrato do fornecedor com o qual sua empresa fechou no comecinho do ano? E os dois últimos NDAs sob responsabilidade do seu time, onde estão armazenados?

Se você não tem essas respostas na ponta da língua, este blogpost é para você. A gestão de contratos é um elemento vital para qualquer empresa, independentemente do tamanho e do segmento em que atua. Uma gestão eficiente desses contratos não só otimiza processos, mas também desempenha um papel crucial na redução de riscos para a sua empresa. E este é o ponto principal que vamos tratar aqui hoje.

Investir em gestão de contratos previne uma série de dores de cabeça

Muito além da organização e da segurança de ter a certeza de onde seus contratos ativos estão, um software de gestão de contratos, como o Linte, é capaz de evitar diversos problemas. Vamos explicar melhor como e por quê:

Zerando a possibilidade de erro humano

Um dos maiores desafios na gestão de contratos é a possibilidade de erro humano. Desde inconsistências nos termos contratuais até a perda de prazos importantes, a intervenção humana pode gerar custos e até litígios desnecessários. 

A automação na elaboração de contratos com minutas padrão e as notificações de prazos são algumas das funcionalidades de um software de gestão de contratos como o Linte que eliminam tais riscos. 

Desta forma,  você e sua equipe garantem precisão e consistência em todos os documentos. Isso significa menos margem para equívocos e mais segurança para a sua empresa.

Facilitando a busca nos contratos

Imagine ter centenas ou milhares de contratos armazenados e precisar encontrar informações específicas rapidamente. Às vezes você está em uma reunião com a diretoria e não tem muito tempo para encontrar a resposta para uma dúvida pontual.

Sem uma ferramenta adequada, essa tarefa pode ser desafiadora e demorada. Com um software de gestão de contratos, porém, a busca por cláusulas, datas-chave ou termos específicos se torna simples e eficiente. Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz o risco de perder detalhes cruciais que podem afetar decisões futuras.

Notificando sua equipe de prazos e datas importantes

Outra situação em que sua empresa corre riscos de perdas financeiras é quando um contrato está prestes a expirar. Afinal, a gestão eficaz de contratos vai além da simples armazenagem e organização e é vital acompanhar prazos, datas de renovação e outras informações relevantes para a equipe. 

Com um software dedicado, é possível configurar alertas e notificações automáticas, garantindo que nenhuma data importante passe despercebida. Isso capacita a equipe a agir proativamente, evitando atrasos e possíveis penalidades por descumprimento de cláusulas contratuais.

Sua equipe é avisada com a antecedência desejada sobre o fim de um contrato e pode se preparar da melhor forma para uma renegociação. Desta forma, vocês não precisam aceitar qualquer condição de renovação apenas porque estão em cima do prazo e a perda seria ainda maior se não houvesse renovação do contrato.

Evitando multas e penalidades

Em outro tópico semelhante ao de cima, uma gestão eficiente de contratos pode evitar o pagamento de multas, onerando os cofres da organização. Ou seja, a falta de conformidade com os termos contratuais pode acarretar multas e penalidades substanciais. 

No entanto, com uma solução de gestão de contratos, é possível monitorar ativamente o cumprimento dos acordos e identificar potenciais riscos antes que se tornem problemas. Isso possibilita a correção antecipada de desvios, evitando consequências financeiras indesejadas.

Dando visibilidade e controle

Por fim, resumimos os itens anteriores neste último: visibilidade para tomar decisões baseada em dados. Ter uma visão panorâmica de todos os contratos em vigor oferece um controle incomparável sobre os compromissos da empresa. 

Uma ferramenta especializada como o Linte fornece a possibilidade de acompanhar o desempenho dos contratos, identificar padrões e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos. Essa transparência promove uma gestão proativa e assertiva dos documentos sob responsabilidade da sua equipe, trazendo mais produtividade e eficiência.

Em suma, investir em uma solução de software de gestão de contratos não é apenas uma questão de conveniência, mas uma estratégia inteligente para mitigar riscos e proteger os interesses da sua empresa. Ao adotar uma abordagem proativa na gestão de contratos, você estará fortalecendo as bases do seu negócio para um crescimento sustentável e seguro.

Se você deseja otimizar a gestão de contratos e proteger o seu negócio de possíveis riscos, considere a implementação de um software como o Linte! Entre em contato conosco para descobrir como nossa solução pode impulsionar a eficiência e segurança na gestão de contratos da sua empresa. Clique aqui!

Conversar com alguém