Como as integrações podem potencializar seu projeto de gestão de contratos

A gestão de contratos é uma tarefa complexa e crucial para qualquer empresa que deseja garantir relações comerciais saudáveis e maximizar a eficiência operacional. Com a crescente digitalização dos processos empresariais, os gestores jurídicos e de contratos estão buscando soluções inovadoras para simplificar e aprimorar esse aspecto fundamental dos negócios. 

Uma das maneiras de extrair ao máximo o melhor uso de um CLM como o Linte é realizar integrações inteligentes com ferramentas que sua equipe já utiliza no dia a dia a fim de trazer ainda mais eficiência ao sistema de gestão de contratos da sua empresa. 

Quais são as principais vantagens das integrações na gestão de contratos?

As integrações representam uma ponte entre diferentes sistemas e plataformas, permitindo que as informações fluam de maneira suave e automatizada. Quando aplicadas à gestão de contratos, essas integrações podem trazer uma série de benefícios que revolucionam a forma como os contratos são administrados e executados. 

Por exemplo, se sua empresa utiliza o comunicador Slack, é possível integrá-lo ao Linte para que você receba uma mensagem automática na plataforma toda vez que um evento específico ocorrer no Linte. O mesmo acontece com os mais variados tipos de softwares, como CRMs e ERMs, agendas, assinadores e outros mais. Na sequência explicaremos melhor quais os tipos de softwares que podem ser integrados ao Linte. 

Por ora, vamos apresentar alguns dos principais benefícios que essas integrações trazem ao seu trabalho do dia a dia:

Centralização e acesso simplificado

Ao integrar seu sistema de gestão de contratos com outras ferramentas empresariais, como CRM, ERP ou plataformas de assinatura eletrônica, você centraliza todas as informações e documentos relacionados aos contratos em um único local acessível. Isso elimina a necessidade de alternar entre várias ferramentas, economizando tempo e reduzindo erros.

Menos tempo perdido alternando entre sistemas

Falando nisso, integrar sistemas de fato agiliza os processos de gestão de contratos, reduzindo o tempo gasto em tarefas manuais repetitivas. Isso libera a equipe para se concentrar em atividades de maior valor agregado, como análises estratégicas, negociações e elaboração de contratos personalizados.

Maior visibilidade e controle

Integrações bem implementadas fornecem uma visão panorâmica do ciclo de vida dos contratos. Isso permite que os gestores acompanhem o status de cada contrato, identifiquem gargalos e tomem decisões informadas com base em dados em tempo real. O acesso a informações detalhadas ajuda a evitar riscos e a aproveitar oportunidades de negócios.

Posso integrar o Linte com qualquer sistema que já tenho na minha empresa? 

A resposta curta é: sim, você pode! O único requisito técnico necessário é que a ferramenta em questão precisa ter API (Application Programming Interface ou interface de programação de aplicação, em tradução livre). Ou seja, API é um conjunto de normas que possibilita a comunicação entre plataformas por meio de uma série de padrões e protocolos. É por meio de APIs que se torna possível essa comunicação - e integração - entre as plataformas. 

Existem empresas que utilizam ferramentas muito antigas, que foram criadas antes do desenvolvimento dessas tecnologias atuais. Nesses casos, infelizmente não podemos fazer a integração com o Linte. Em todas as demais situações, porém, a integração pode ser feita, basta haver o acesso à API do software a ser integrado.

Se você já é nosso cliente ou se tem interesse em ser e quer saber mais sobre as integrações possíveis com os sistemas que você já utiliza na sua empresa, fale com o seu CSM! 

Quais são os principais sistemas que eu posso integrar com o Linte?

Como ressaltamos anteriormente, as possibilidades de integração com nosso software são diversas, dependendo apenas da questão técnica da API. No entanto, podemos organizar essas ferramentas em algumas categorias principais, tais como: 

Integração com calendários e lembretes

O Linte se conecta ao seu calendário, ajudando você a acompanhar prazos importantes e vencimentos de contratos. Receba notificações automáticas para renovar acordos ou revisar cláusulas em tempo hábil no app de agenda que você já utiliza para reuniões e outros compromissos da sua rotina de trabalho.

Exemplos: Google Calendar e Zapier.

Integração com plataformas de comunicação

A comunicação eficaz é facilitada com integrações com plataformas de mensagens, permitindo que você receba informações relevantes sobre contratos diretamente na ferramenta de comunicação que você mais utiliza no seu dia a dia de maneira rápida e segura.

Exemplos: Slack, Microsoft Teams e Google Hangouts.

Integração com ferramentas de assinatura eletrônica

Agilize o processo de assinatura de contratos com a integração a plataformas de assinatura eletrônica, eliminando a necessidade de imprimir, assinar manualmente e digitalizar documentos. Assim, todos os responsáveis podem assinar o contrato dentro do próprio Linte, sem a necessidade de trocar de plataforma nem fazer um novo login.

Exemplos: DocuSign, D4Sign, ZapSign, AdobeSign etc.

Integração com ferramentas de gerenciamento de projetos e relacionamento com clientes

Mantenha todos os detalhes do contrato vinculados a projetos específicos, acompanhando o progresso e garantindo que todas as etapas estejam alinhadas aos termos contratuais. Muitas empresas trabalham com ERPs (Enterprise Resource Planning na sigla em inglês, ou seja, planejamento de recursos da empresa), que podem ser integrados ao Linte.

Outra possibilidade é a de integrar nosso CLM a mais uma sigla que costuma aparecer bastante em fluxos de abordagem, negociação e relacionamento com atuais e potenciais clientes: os CRMs (Customer Relationship Management, na sigla em inglês, ou gestão do relacionamento com o cliente em português). Plataformas assim trazem registros das interações que cada contato teve com a empresa, facilitando o trabalho do time comercial.

Exemplos: Salesforce, SAP e Hubspot.

Integração com plataformas analíticas

Para garantir uma análise ainda mais apurada dos dados envolvendo os contratos sob responsabilidade do seu time, é possível integrar o Linte com ferramentas que têm como objetivo principal o fornecimento e a interpretação de números relativos ao negócio. O Linte também pode ser integrado a apps de Business Intelligence (BI).

Exemplos: Microsoft Power BI e Google Data Studio.

Integração com apps de abertura de chamados 

Facilite a organização da sua equipe ao integrar o Linte com programas que vocês já estão acostumados a unir para abrir tarefas e monitorar atividades. Lembrando que, independente da finalidade da ferramenta, você pode integrá-la ao Linte por meio da API e configurar quais informações deseja compartilhar entre os sistemas.

Exemplos: Trello, Pipefy, Jira etc.

E aí, gostou de saber mais sobre como funcionam as integrações com o Linte e como elas podem otimizar suas operações e elevar a eficácia de seus projetos de gestão de contratos? 

Então que tal agora descobrir como o Linte pode auxiliar nas situações que você vive na sua empresa? Clique neste link para entrar em contato com a gente e juntos encontraremos a solução ideal para o seu time. Você também pode baixar o ebook que publicamos com o Guia Completo Linte, para conhecer mais a fundo o nosso software de gestão de demandas e contratos. Clique aqui e aproveite!

Conversar com alguém