Tagiane Gomide e a padronização do departamento jurídico da Unidas

Linte > Blog > Casos de Sucesso > Tagiane Gomide e a padronização do departamento jurídico da Unidas
  • Bruno Calzavara
  • Nenhum comentário
Tagiane Gomide e a padronização do departamento jurídico da Unidas

A Unidas surgiu em São Paulo na década de 1980 como resultado da parceria entre dois investidores e a união de cinco empresas de aluguel de carros.

Em 2017, anunciou a fusão com a Locamerica, outra grande empresa do ramo, localizada em Belo Horizonte, buscando combinar soluções e garantir a melhor oferta em mobilidade.

Hoje, a Unidas é a segunda maior empresa de aluguel de veículos no Brasil e a principal em locação de frotas comerciais. Ambiciosa, tem como objetivo se tornar a principal referência em mobilidade veicular até 2023 e para isso está investindo R$370 milhões em uma frota de veículos elétricos.

Para contar como a otimização de atividades no departamento jurídico da empresa foi importante em seus processos de expansão, conversamos com Tagiane Gomide, gerente geral jurídico da Unidas.

De estudante do interior à referência no jurídico empresarial

Nascida em Itaúna, no interior de Minas Gerais, Tagiane Gomide se sentiu inspirada em cursar Direito após assistir ao filme de comédia O Segredo do Meu Sucesso (1987).

Após muita dedicação, conseguiu passar no vestibular em uma faculdade local e, logo no primeiro ano, iniciou um estágio. Foi a primeira experiência de Tagiane exercendo funções jurídicas em empresas.

Depois de concluir os estudos, Tagi, como prefere ser chamada, conseguiu um emprego em Belo Horizonte e, em seguida, assumiu a responsabilidade de coordenar o jurídico interno da Fundep, especialmente na área de contratos.

“Eu sempre gostei muito de trabalhar com padrão, porque isso dá celeridade, evita erros, dá mais autonomia para discutir cláusulas, fazer a gestão de contratos.”

Com bastante bagagem profissional, Tagiane se sentiu inspirada a buscar uma oportunidade para trabalhar com o que sempre quis: área jurídica empresarial, até que encontrou espaço na Locamerica – hoje Unidas.

Tagiane foi contratada em um momento em que o jurídico da empresa estava sendo todo reestruturado para a expansão da companhia e abertura de IPO. Nessa época, o sistema de gestão de contencioso estava sendo implementado, portanto, muitas tarefas eram desempenhadas manualmente.

A partir de 2017, a empresa começou a expandir ainda mais e adquiriu dezenas de locadoras menores, cada uma delas com modelos contratuais, regras de precificação e índices de faturamento diferentes. Não era mais possível seguir sem um software de gestão de contratos.

Por coincidência, Tagiane conheceu outro mineiro que traria a solução para os problemas que enfrentava: Gabriel Senra, o CEO da Linte.

A parceria com a Linte

Com o software da Linte, Tagiane observou uma grande melhora na gestão de demandas, de pessoas e na satisfação de clientes internos, que agora visualizam documentos padrão e conseguem acompanhar o andamento de suas demandas por meio de uma página com login e senha próprios.

“Desde o início, houve o interesse de usar a ferramenta da Linte em outras áreas da empresa e hoje em dia todas as áreas acessam o Linte para solicitar demandas.”

Com o software da Linte, Tagiane também observou uma maior interação entre as partes envolvidas.

Além disso, a ferramenta auxilia Tagiane a acompanhar o desempenho da sua equipe e a elaborar relatórios em que avalia os principais indicadores de performance da área jurídica da empresa.

Antes, esses relatórios eram feitos manualmente e as informações vinham de diferentes fontes como planilhas, reports ou mesmo mensagens de e-mail.

Como a área jurídica realiza diversas atividades, como gerenciar contratos, acompanhar processos, solicitar documentos e proteger os dados pessoais, é essencial estabelecer o máximo de controle.

Especialmente em uma companhia com 80 lojas de veículos seminovos, 230 pontos de locação, 110 mil veículos e cerca de 2300 colaboradores, a utilização de um software jurídico é fundamental.

Então, gostou de conhecer a história da Tagiane e descobrir como a tecnologia pode revolucionar a atuação do setor jurídico de grandes empresas?

Este foi mais um artigo da série Linte Stories. Portanto, continue de olho aqui no nosso blog para ler mais cases como o da Tagiane!

Aproveite para entender como o Linte CLM funciona na prática e baixe agora nosso ebook:

ebook Gestão de contratos, baixe agora!

Open chat
Precisa de ajuda?
Fale com especialista