Steffani de Souza e a criação do departamento jurídico da Loja Integrada

Steffani de Souza

“A Linte ajudou a mudar a perspectiva de como é o trabalho do advogado. A gente também consegue demonstrar o valor que o time tem dentro da companhia”

Baixe esse estudo de caso em PDF.

Criada com o propósito de democratizar o e-commerce brasileiro e ajudar pequenos e médios empreendedores a escalarem seus negócios, a Loja Integrada é uma das melhores opções para quem deseja empreender no país.

Originalmente era uma unidade de negócios da multinacional brasileira VTEX, que realiza a gestão de varejistas em lojas físicas ou online, mas, com o crescimento do e-commerce durante a pandemia, tornou-se uma companhia independente.

Atualmente, concentra a maioria das lojas virtuais que operam no Brasil – são mais de 2,5 milhões de lojistas. Segundo a Built With, a Loja Integrada é uma das maiores plataformas de hospedagem de e-commerce da América Latina.

E assim como as empresas cadastradas na plataforma, a Loja Integrada continua crescendo e encontrou na Linte a solução ideal para a gestão do seu departamento jurídico.

Para entender como a solução em Contract Lifecycle Management da Linte simplifica as atividades da sua área jurídica, conversamos com Steffani de Souza, Legal Affairs Leader na Loja Integrada.

De Analista à Leader do jurídico em nove meses

Natural de São Carlos, em São Paulo, Steffani sempre sonhou em cursar Direito em uma faculdade pública. Embora tenha nascido em uma cidade universitária, precisou se mudar para Franca para iniciar seus estudos em uma universidade pública, a Unesp.

Em 2017, depois de se formar, mudou-se para a capital paulista e iniciou sua carreira atuando em diversas áreas, do contratual ao tributário, até que recebeu a oportunidade de estruturar a área de Legal da Loja Integrada totalmente do zero.

No início, utilizava planilhas de Excel, organizava arquivos no Google Drive e precisava executar tarefas manualmente. Em menos de um ano, viu o time crescer de 63 para 170 colaboradores e foi promovida de analista a Legal Affairs Leader.

Linte CLM e a evolução do jurídico da Loja Integrada

Com um time jurídico enxuto, Steffani encontrou dificuldades para processar o grande volume de documentos da Loja Integrada, especialmente porque precisava acessar as pastas correspondentes, procurar por nomes e adicionar as informações uma por uma.

Com a expansão da empresa e o aumento das demandas em todos os setores, viu a necessidade de automatizar tarefas cotidianas e foi apresentada à solução em Contract Lifecycle Management da Linte.

Com o software, além de conseguir organizar os contratos e demais documentos, estabeleceu um fluxo de trabalho para o time todo de uma maneira em que os colaboradores conseguissem visualizar os fluxos e status das demandas.

E como a plataforma da Linte é simples e intuitiva, pessoas de diferentes segmentos aderiram à solução, processo ainda mais facilitado devido à integração da plataforma com o Slack, a ferramenta usada na comunicação interna da Loja Integrada.

Com fluxos de trabalho mais bem definidos e agilidade nos processos, Steffani consegue gerenciar melhor o tempo e observar mais atentamente o status e o prazo de conclusão de cada demanda.

Diminuindo a sobrecarga de trabalho, ainda consegue sair todas as manhãs para pedalar na orla ou jogar futevôlei na Praia de Copacabana, que fica a dois quarteirões de sua casa.

“Com a ferramenta da Linte, eu consigo gerenciar meu tempo com mais facilidade para tomar decisões estratégicas e cuidar das demandas que antes ficavam negligenciadas”

Você gostou de conhecer um pouco mais sobre como a tecnologia pode revolucionar a atuação do segmento jurídico em startups com grande potencial de crescimento?

Esse é apenas um dos artigos da série Linte Stories. Continue acompanhando o nosso blog para mais histórias de sucesso como a de Steffani, da Loja Integrada.