Posso ajudar? Não só pode, como deve! - Advogados

  • Katia Moura Rodrigues
  • Nenhum comentário
Advogados

Nós advogados precisamos aceitar, mudar nosso mind-set.

Por Renata Benacchio Regino, Regulatory and Corporate Geo Legal na Accenture

Nós advogados precisamos aceitar, mudar nosso mind-set.A tecnologia está aí para ajudar e não para atrapalhar ou, como dizem por aí, “tomar o seu lugar” — os tempos são outros e hoje temos ao nosso dispor inúmeras ferramentas que podem auxiliar nas tarefas operacionais e ações repetitivas, ações que não precisam do “toque” humano. Ainda somos e sempre seremos os detentores dos soft skills.

Além das ferramentas que nos auxiliam nas tarefas operacionais, existem outras inúmeras ferramentas, como por exemplo a que nos ajudam a melhor interpretar dados, e, quanto melhor a qualidade dos dados, mais precisa é a tomada de decisão. São inúmeras ferramentas com inúmeras funcionalidades.

Então por qual motivo ainda existe resistência na utilização da tecnologia?

Então por qual motivo ainda existe resistência na utilização da tecnologia por advogados?
Foto: J W no Unsplash. Editada por Leonardo Ohnuma.

Em 2019 a Accenture realizou uma pesquisa com 50 diretores jurídicos do setor financeiro na América do Norte e 89% dos entrevistados definiram ou implementaram, nos últimos dois anos, novas tecnologias. No entanto, muitos sofrem com a demanda por manutenção dos vários sistemas e tecnologias. Além disso, os entrevistados relataram que poucos advogados usam todo potencial do sistema. Isso porque as ferramentas são geralmente muito pesadas e/ou não foram implementadas com um fluxo de trabalho lógico para permitir que os advogados realizem seus trabalhos com mais rapidez ou eficiência. Por isso, não basta só implementar a tecnologia, mais que isso, é fundamental saber identificar qual é a apropriada e a sua correta utilização. Treinar o time para tirar o máximo proveito da ferramenta é essencial.

E tudo isso vem acompanhado da crescente demanda para que os advogados deixem de ser um centro de custo e passem a exercer um papel mais estratégico, que sejam parceiros do negócio.
A tecnologia certamente nos permite exercer tal papel.

 

Send this to a friend