Por que a automação inteligente de contratos garante vantagem competitiva para as Scaleups?

Linte > Blog > scale-up > Por que a automação inteligente de contratos garante vantagem competitiva para as Scaleups?
  • alan.meira
  • Nenhum comentário

Você está pensando em automatizar a gestão de contratos na sua empresa, mas ainda não sabe se vale a pena? Caso esta seja a sua dúvida, este conteúdo lhe ajudará muito. 

Agora, vamos lá!

Qual o pior cenário que pode acontecer na gestão de contratos?

Na sua visão, para um negócio, qual é a pior coisa que pode acontecer?

De uma forma prática, de maneira geral, a pior coisa que pode acontecer dentro de uma empresa é a falta de eficiência. Assim como já falamos em outros conteúdos, a base de um negócio bem gerido é a eficiência. 

Não tem como o seu negócio crescer e prosperar sem ser realmente eficiente.

Entretanto, não se engane, a eficiência não engloba apenas uma área, ela está no todo. No momento em que uma atividade é executada, sendo que poderia ser automatizada, a empresa está perdendo eficiência.

Na parte jurídica, para uma empresa, a pior coisa que pode acontecer é perder muito tempo com atividades burocráticas que poderiam ser resolvidas de forma mais rápida.

Hoje em dia, muitas pessoas ainda acreditam que o departamento jurídico é sempre burocrático e lento, mas não deve ser assim. Atualmente, há diversas soluções que automatizam atividades jurídicas, trazendo maior eficiência para os negócios.

A gestão de contratos online é uma delas.

O que é automação de Gestão de Contratos?

A gestão de contratos no formato online, como o próprio nome já diz, é a atividade de gerir, analisar, revisar e acessar contratos online de uma forma simples e prática.

Para um negócio, esse formato de gestão de contratos faz com que não seja necessário despender tanto tempo em atividades que poderiam ser simplificadas. O que é algo muito interessante para o aumento de performance e redução de custos para um negócio. Entretanto, esse não é o único benefício desse processo. 

Veja agora os principais benefícios da gestão de contratos online para uma empresa. 

Benefícios da automação de Gestão de Contratos 

Agilidade

Como primeiro ponto importante, a automatização da gestão de contratos faz com que tudo se torne mais ágil. Há pouco mais de uma década atrás, todo o processo que envolvia contratos deveria ser feito de forma mais presencial e manual. Isso era péssimo, porque além de despender muito tempo, esse era um processo lento e burocrático.

Hoje, com tudo mais digital, está cada vez mais prático e fácil de uma pessoa ter acesso a um contrato no formato online e conseguir executar as suas demandas. Olhando sobre a óptica de uma empresa, conseguir trazer mais agilidade para a parte jurídica faz com que ela consiga poupar tempo dos seus colaboradores, podendo alocar eles em outras demandas mais importantes. 

Dessa forma, como primeiro ponto que podemos destacar, a eficiência é algo presente nesse formato de gestão de contratos. 

Visão Holística dos Processos

Para um negócio, muitas vezes é difícil ter uma visão ampla de como estão rodando cada contrato.

Sem a gestão de contratos no meio online, para conseguir ver em que processo um determinado contrato está, seria necessário ir manualmente olhar o processo. O que já falamos antes, é algo que demanda muito tempo.  

Na parte online, você terá o processo em suas mãos a qualquer momento e a qualquer lugar.

Dependendo do tipo de solução que a empresa esteja usando para conseguir gerir os contratos, é possível acessar eles remotamente de qualquer lugar do mundo a qualquer hora, basta ter um smartphone ou PC com acesso à internet. 

Assim, o colaborador responsável poderá ver o status daquele processo e saber exatamente o que está faltando para ele ser findado. Sem ser no formato online, isso seria impossível. 

Automatização

Um outro ponto muito bacana é em relação a automatização. Quando os contratos são estruturados e executados de uma forma manual, não há como automatizá-los. Agora, quando você tem uma ferramenta que lhe permite criar, gerir e analisar contratos de uma forma online, você começa a ter possibilidades de automatizar.

Assim como falamos em nosso conteúdo sobre como automatizar contratos, se você parar para analisar, é provável que você perceba que boa parte dos seus contratos seguem um padrão.

Vendo isso, tendo uma solução online que lhe auxilie, você consegue criar um processo automático para a estruturação de uma determinada parte do processo. 

Desse modo, poupando ainda mais tempo para a empresa e trazendo ainda mais eficiência. De todos os benefícios que ressaltamos até agora, sem dúvidas a parte de automatização é um dos mais interessantes para as empresas. 

Qualidade

Pode não parecer, mas quando você começa a implementar uma ferramenta de gestão de contratos online, há grandes chances de a qualidade dos contratos evoluir. 

Isso acontece porque a qualidade dos contratos está muito ligada à questão da padronização. No momento em que os seus contratos são estruturados seguindo um padrão, há menos chances de terem erros ou pontos falhos neles.

Mas afinal, por que a automação inteligente de contratos garante vantagem competitiva para as Scale Ups?

A relevância da modernização dos sistemas de gerenciamento de contratos cresce cada vez mais. Sem contratos, nenhum negócio cresce. As Scale-ups perceberam que esse é um gargalo no fim do ciclo dos processos de compra, de vendas e de recursos humanos que pode ser resolvido com uma simples solução, uma plataforma de Gestão do Ciclo de vida dos Contratos, conhecida como CLM. A solução de CLM não serve apenas para reduzir custos e aumentar a eficiência, mas também para obter uma visão geral clara de todos os contratos de negócios e dos dados que eles fornecem. Grande aliada para os tempos atuais de LGPD e pressão por um departamento jurídico mais digital e estratégico.

É claro que, para cada tipo de contrato, há um padrão a ser utilizado. Mas de modo geral, uma plataforma de gestão de contratos faz com que a qualidade dos contratos se eleve. Dessa forma, se você quer entender como implementar uma plataforma CLM na sua empresa, confira outros artigos no nosso blog da Linte.

Open chat
Precisa de ajuda?
Fale com especialista