Mulheres do Jurídico Corporativo: Tainá Borges, da Pontaltech

Linte > Blog > advogado > Mulheres do Jurídico Corporativo: Tainá Borges, da Pontaltech
  • Bruno Calzavara
  • Nenhum comentário
taina-borges-pontaltech

Lidar com contratos era uma vontade que a Tainá tinha desde os tempos de bacharelado, há 10 anos. Ao longo da carreira, com passagens por empresas e escritórios, o Direito Digital se mostrou como o caminho a seguir.

Hoje, como coordenadora jurídica da Pontaltech, startup especializada em comunicação omnichannel e automatização de atendimento, ela lidera um time responsável pela gestão de contratos nacionais e internacionais, além de questões de Compliance e LGPD.

Um de seus grandes desafios de carreira é simplificar o chamado juridiquês, descomplicando esse universo para todos. 

“Recebi alguns feedbacks positivos recentemente sobre como consigo transformar o Direito em algo simples aos colaboradores, dos desenvolvedores aos diretores da empresa”, conta.

Quando entrou na Pontaltech em 2019, como consultora jurídica, percebeu que existia uma complexidade de contratos para ser gerenciada, o que a motivou a se especializar ainda mais. Fez cursos de extensão na ESAOABSP e na FGV.

Desde então, desenvolveu praticamente do zero o Jurídico da Pontaltech, bastante pautada em tecnologia, organização e uma gestão ágil.  

“Logo que cheguei, digitalizei tudo o que podia e deixei em modelo digital. Meu objetivo sempre foi o fácil acesso, no sentido de qualquer pessoa conseguir encontrar e entender os contratos geridos pela minha área”, explica.

Linte CLM como aliado

Como adepta de ferramentas digitais para uma gestão inteligente, não demorou muito para que a Tainá encontrasse no Linte CLM a solução para sua rotina de contratos.

“Necessitávamos extrair algo de forma rápida porque diariamente temos demandas nas quais precisam ser checadas cláusulas específicas, em diversas situações”, explica.

Para a coordenadora jurídica, simplicidade, organização e segurança são as palavras-chave que definem a plataforma: “Hoje, eu e meu time temos a garantia de saber onde estão todos nossos contratos, por meio de fluxos adequados e claros, com um manuseio fácil e intuitivo”.

Tainá explica que outro ponto de destaque do Linte CLM é o estímulo à descentralização dos processos, uma vez que sua preocupação é, também, construir um legado, para que qualquer profissional que chegue em sua posição no futuro possa se encontrar facilmente.

“Já trabalhei em lugares em que os contratos eram uma bagunça só! Sempre me preocupei em construir um cenário simplificado tanto para processos de auditoria e valuation, como para quem eventualmente venha a me substituir”, comenta.

Ela revela que, na Pontaltech, os contratos são totalmente adequados à realidade de cada cliente, e o Linte CLM potencializa bastante essa transparência entre as partes.

“Não somos aquele tipo de empresa que envia modelo de contrato de adesão. Damos o direito de o cliente discutir o documento, reescrever cláusulas, tudo dentro da ferramenta da Linte. Essa clareza é muito importante”, completa.

Quer construir um legado? Descubra como nossa solução de gestão de contratos também vai tornar seu dia a dia menos operacional e mais estratégico. Fale com um especialista e solicite uma demonstração aqui

Open chat
Precisa de ajuda?
Fale com especialista