Mulheres do Jurídico Corporativo: Carolina Costa, do Grupo Positivo

Linte > Blog > advogado > Mulheres do Jurídico Corporativo: Carolina Costa, do Grupo Positivo
  • Bruno Calzavara
  • Nenhum comentário
carolina-costa-positivo

Aproveitamos o Dia Internacional da Mulher para destacar, durante todo o mês de março, algumas das incríveis profissionais que fazem a diferença no jurídico das empresas.

Sabemos como é importante valorizar o papel da mulher no mercado, em um cenário de ainda muita desigualdade. 

Um levantamento de 2021, feito pela agência de governança BR Rating, revelou que homens ocupam 84% dos cargos de diretoria e as mulheres 16%, enquanto os cargos gerenciais contam com 81% de homens e 19% de mulheres.

Então, para apoiar esse processo desafiador de mudança, o blog evidencia a história de algumas das clientes Linte. Começamos pela trajetória da coordenadora jurídica do Grupo Positivo, a Carolina Costa.

Quem é a Carolina?

Formada em Direito há 18 anos, quase seguiu outro caminho. Chegou a cursar 6 meses de Arquitetura antes de tudo isso, mas não gostou – para a sorte de quem trabalha com ela! 

Carolina iniciou sua carreira em escritórios de advocacia e há mais de 13 anos atua no jurídico corporativo, em companhias dos ramos educacional, editorial e indústrias nacionais e multinacionais.

Ao longo desse tempo, especializou-se em Planejamento e Gestão de Negócios pela Fae Business School e L.L.M em Direito Empresarial pela FGV. Também estudou Legal English na Cambridge Law Studio, na Inglaterra.

Na coordenação jurídica da Positivo, atua com foco em prevenção e redução de passivo, negociação de contratos e viabilidade de negócios.

Liderança feminina

A primeira vivência da Carolina dentro de empresas foi na ALL Logística, por indicação de um ex-chefe. 

“Foi uma experiência muito bacana, mas também um tanto alarmante no ponto de vista da igualdade de gênero. 95% da companhia era composta de homens, em um ambiente bem machista, típico à época”, conta.

Desde 2003, ano em que se formou, ela diz que percebeu muita evolução no mercado como um todo: “Vejo, hoje, a mulher com muito mais voz, tendo um perfil bem mais prático que os homens no sentido de solucionar problemas com agilidade”.

Linte CLM, desburocratização e empoderamento 

Carolina está na Positivo há 3 anos. Para ela, dentro de sua história na empresa, o projeto de implementação da Linte teve um quê especial.

“A ferramenta de gestão de contratos da Linte ajuda a gente a sair do operacional, dedicando mais tempo e energia ao trabalho estratégico. Particularmente, economizo muito tempo para gerir o time e desenvolver uma liderança ainda mais intuitiva, gentil, firme e orientada a resultados”, finaliza.

Open chat
Precisa de ajuda?
Fale com especialista