Maria Carolina de Lima Esteves e o retorno à Galvani

Linte > Blog > automação > Maria Carolina de Lima Esteves e o retorno à Galvani
  • Bruno Calzavara
  • Nenhum comentário
Maria Carolina de Lima Esteves e o retorno à Galvani

Com mais de 85 anos de existência, a Galvani atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960

A empresa é líder em produção e distribuição no Matopiba, região que abrange a fronteira agrícola dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

E quem hoje está à frente do jurídico da empresa é Maria Carolina de Lima Esteves, que possui uma história muito interessante de longa data com a Galvani.

O início da trajetória profissional

Maria Carolina é do ABC paulista e morou durante 28 anos na cidade de Ribeirão Pires, ao pé da serra. Formou-se na faculdade de Direito em 2001 e trabalhou durante alguns anos em um pequeno escritório, que segundo ela lhe deu uma ótima bagagem profissional. “Nesse período também estudei para concurso, mas eu vi que não era a minha praia. O meu foco mesmo é direito empresarial”, conta.

A primeira oportunidade na Galvani surgiu em 2007, após a conclusão de uma pós-graduação na Fundação Getulio Vargas em direito da economia e da empresa.

“Nesse período, comecei a estudar Ciências Contábeis. Me formei, passei no exame de admissibilidade, mas nunca atuei como contadora. Porém, isso me deu muita bagagem para as questões de societário e tributário do mundo empresarial como um todo.”

A boa filha à casa torna

Depois de quase 10 anos na Galvani, Maria Carolina encarou outro desafio em 2016. “Nessa empresa, tive a oportunidade de trabalhar com outros ramos, como educação, prestação de serviços e até indústria, que eu já tinha experiência”, lembra.  

Em 2018, no entanto, ela acabou retornando à Gavani, empresa que ela considera sua segunda família:

“De 2014 a 2018, a Galvani fez joint venture com um grupo multinacional chamado Iara, que se desfez. Eu voltei nesse período, finalizando o closing e fazendo as questões societárias junto à família. Em 2019, assumi o jurídico.”

O Linte como solução para o jurídico da Galvani

Nesse novo desafio dentro da Galvani, Maria Carolina percebeu que precisava de maior conectividade entre o jurídico e o resto da empresa. “Estávamos sendo demandados em processos duplicados. Por exemplo, as áreas solicitantes preenchiam um formulário e, pra gente seguir dentro do sistema, a gente tinha que digitar tudo de novo, as mesmas informações”, lembra.

As vantagens da plataforma

O Linte veio para auxiliar Maria Carolina no processo de transformação digital pelo qual o setor jurídico estava passando:

“Hoje já temos uma aderência muito boa em relação a prazos, mas até o final do ano a gente quer diminuir o tempo de análise de contrato. E aí não entra só o Linte, como também conceitos de visual law e legal design para deixar esses contratos mais amigáveis.”

Quanto aos benefícios que o Linte já trouxe para a equipe da Maria Carolina, ela destaca a agilidade nos processos e a possibilidade de focar os esforços da equipe em tarefas mais estratégicas:

Os problemas da Galvani que o Linte solucionou

Maria Carolina ainda ressalta como pontos positivos a organização de demandas, a transparência e a priorização que o Linte ajudou a trazer para o jurídico da Galvani. “A gente também tem a plataforma de assinatura digital que já conecta em 1 segundo com o Linte, a gente achou maravilhoso!”, comenta.

O futuro do jurídico da Galvani

Entusiasta da tecnologia, Maria Carolina projeta que a automação é o segredo para o futuro dos departamentos jurídicos, com processos mais parametrizados e mais segurança. 

“A gente precisa mudar porque o mundo está mudando. Eu não nasci na era digital, mas eu estou me transformando e a gente precisa acompanhar. A tecnologia transforma o modo de vida da gente. E quando é bem usada, ela transforma para melhor, porque te dá a possibilidade de enxergar o mundo de outra maneira.”

Então, o que achou do depoimento da Maria Carolina e de sua trajetória profissional, tendo o Linte como solução para os desafios à frente do jurídico da Galvani? 

Nos links abaixo, você pode ler outros cases de sucesso que já publicamos aqui no blog!

Rafael Lins e a escalada da MadeiraMadeira

Steffani de Souza e a criação do departamento jurídico da Loja Integrada

Tagiane Gomide e a padronização do departamento jurídico da Unidas

Fernando Gazaffi e o desafio de estruturar o jurídico da Digibee

Renata Briso e a criação do setor jurídico na Kenlo

Fique de olho aqui para conferir a continuação das Linte Stories, a série de publicações sobre como nossos clientes vêm desafogando a rotina da gestão de contratos. 

Aproveite para entender como o Linte CLM funciona na prática! Clique no banner abaixo e baixe agora nosso ebook!

ebook Gestão de contratos, baixe agora!
Open chat
Precisa de ajuda?
Fale com especialista