Luciano Santos: “Hoje nada é feito fora do Linte”

Luciano Santos

“Quanto tempo você tem?”, pergunta Luciano Santos ao ser questionado sobre sua trajetória profissional. De fato, o agora Diretor Jurídico da mineradora Lundin Mining possui uma vasta experiência nos mais diversificados setores, desde varejo e saúde, passando por operações industriais e tecnologia, até chegar na mineração.  

“Essa variedade de setores em que já trabalhei me deu a chance de aprender muito em lugares diferentes e de conhecer pessoas novas que me ajudaram e abriram portas da minha carreira.”

E uma dessas pessoas foi Gabriel Senra, CEO e fundador da Linte. Luciano conta que já havia adotado o Linte em uma empresa onde trabalhou anteriormente e resolveu implementá-lo também na Lundin Mining. “E isso acabou sendo revolucionário para nós aqui”, relata.

O primeiro contato com a Linte

Luciano lembra que conheceu Gabriel em eventos da área e logo se interessou pelo produto que ele estava desenvolvendo. “Ali eu vi que ele estava investindo em algo que sempre me chamou a atenção: ganho de produtividade”, relata Luciano.

Na sequência, houve a implementação na empresa onde Luciano estava e, dado o sucesso da ferramenta, quis adotar o Linte novamente na mineradora. Outra vez, a parceria foi um sucesso.

“Os novos funcionários já chegam usando o Linte. Às vezes não dá tempo de fazer treinamento, mas quando você vê a turma já está usando de tão intuitiva que a ferramenta é.”

O Linte como solução também para o time de Compras

Embora a contratação do Linte tenha sido idealizada e realizada pelo jurídico da Lundin Mining, Luciano explica que a equipe de Compras (ou Suprimentos) também ganhou muito com a chegada da ferramenta. “Nosso maior cliente interno é Suprimentos e nada hoje é feito nesse relacionamento entre departamento de Suprimentos e Jurídico fora do Linte”, conta.

A decisão de iniciar o uso do Linte com essa área se deu justamente por conta do grande volume de interação entre esses dois times.

“O que nós fizemos foi, desde o day one, trazer o pessoal de Suprimentos para dentro desse projeto. E aí foi fácil, com a ajuda do Comercial e do time de Onboarding da Linte, visualizar o ganho de produtividade que teríamos.”

O Linte como ferramenta para estipular metas para a empresa

Inclusive uma das metas do setor para 2022 é a universalização do uso do Linte. “Ou seja, a partir de 2023, ninguém mais vai acionar o Jurídico fora do Linte – e nós estamos falando de uma empresa de 2 mil funcionários”, ressalta.

“A gente investiu e acreditou tanto na ferramenta que trouxemos ela para ser uma das metas do departamento. Ou seja, o bônus de cada um de nós está atrelado ao Linte um pouquinho também.”

Sobre essa organização que o Linte trouxe para as áreas da Lundin Mining, Luciano recorda a frase espirituosa do investidor Warren Buffet: “Quando a maré baixa é que se vê quem está nadando pelado”. “Quando o volume de troca de e-mails era imenso, era muito fácil a coisa se perder. Agora o Linte deixa tudo ali escancarado para quem quiser ver: com quem está, desde quando está, por que está e o que está faltando. E isso contribui para o aumento da produtividade”, reforça.  

O futuro da parceria Linte + Lundin Mining

Quando o assunto são os próximos passos, Luciano está otimista quanto à ampliação dos tipos de uso que sua equipe faz do Linte. “Hoje a gente lida muito com a gestão dos contratos, mas estamos trabalhando junto com o time da Linte para inserir a automação de contratos também, que mais uma vez vai implicar ganho de produtividade”, revela.

“Quando você tem uma parceria no nível de que as pessoas que não são do departamento trazem essa resposta positiva e comentam o quanto aquilo ajudou a ganhar produtividade no departamento deles, tudo funciona.”

E então, gostou de acompanhar a trajetória do Luciano Santos e o case Lundin Mining + Linte?  

Agora aproveite para ler os mais recentes cases de sucesso que publicamos aqui no blog:

Fernando Iazzetta: “A Linte tem um papel transformador do status quo aqui dentro”

Nina Navarro: “Eu vou dormir sabendo que está tudo organizadinho na Linte, não tem nada perdido”

Isabella Coutinho: “Com o Linte, a gente resolve os problemas com mais agilidade”

Amanda Tristão e o crescimento expressivo da Conexa Saúde

Maria Carolina de Lima Esteves e o retorno à Galvani

Fique de olho por aqui e pelas nossas redes sociais para não perder nenhum dos próximos relatos dos Linte Stories, a série de publicações sobre como o Linte tem transformado a rotina da gestão de contratos dos nossos clientes.