Fernando Iazzetta: “A plataforma ficou exatamente como a gente pensou”

Fernando Iazzetta

“Não ter uma ferramenta que usa a tecnologia a nosso favor hoje significaria perder tempo com problemas não-estratégicos que não trazem valor agregado para a empresa.”

Fernando Iazzeta gosta de fugir da corrente. Com uma robusta experiência no setor farmacêutico (“filho de farma”, como ele mesmo se define), já passou por grandes empresas, como AstraZeneca, voltou para escritório, trazendo alguns clientes do ramo junto, e ainda teve experiência em uma startup da Califórnia e em uma empresa de capital aberto de Nova York. “Tenho um viés de negócio, sempre gostei de estar associado à atividade fim, não só à atividade meio”, comenta.

Há quase 4 anos na Chiesi, multinacional italiana com mais de 80 anos de história, Fernando agora está à frente das áreas de Compliance, Regulatória e Corporate Affairs, além da posição de Diretor Jurídico.

Desafios da área

Um dos grandes desafios que Fernando e sua equipe têm enfrentado nesse período tem sido o planejamento a longo prazo levando em conta fatores como o litígio, a proteção de patentes, entre outras questões características do ramo de atuação da empresa. 

"A gente gosta de quebrar a cabeça pensando em caminhos: se der errado algo, como a gente pode seguir, como a gente contingencia um valor vultoso etc. A gente tem um perfil de trabalhar em equipes multidisciplinares, então a gente traz o time de contabilidade e controladoria para que nos ajude a montar um plano completo". 

Diante desse cenário, Fernando vinha buscando alternativas tecnológicas e foi aí que os caminhos da Chiesi e da Linte se cruzaram.  

O início da trajetória Chiesi + Linte

Fernando conta que um pouco antes do início da pandemia havia provocado seu time no sentido de oferecer a melhor experiência possível aos seus clientes, no caso as demais áreas da Chiesi. Em uma visita ao Cubo Itaú, ele conheceu a Linte. “Vimos que era uma plataforma que fazia muito sentido pra gente no momento e aos poucos essa costura foi dando certo”, lembra.

A contratação do Linte veio ao encontro do grande objetivo da área gerenciada por Fernando, que é o da melhoria contínua: “o sistema antigo trazia muito problema interno, de execução. Quando havia uma falha, nem sempre a ferramenta estava disponível para os clientes de novo no dia seguinte", relata. 

As vantagens já observadas pelo uso do Linte

Agora, porém, o cenário mudou. Fernando destaca a redução da burocracia na hora de personalizar algumas funcionalidades levando em conta o tipo de uso por parte da empresa e facilidade encontrada pelos clientes internos na hora de esclarecer dúvidas com o setor jurídico:

“A gente tem hoje um canal de aconselhamento dentro da plataforma Linte em que a pessoa tem uma série de possibilidades de perguntas e respostas já prontas - aí a gente já tem uma solução do problema e otimizamos o tempo de todos.”

Com base nisso, a equipe de Fernando consegue criar uma base de dados muito valiosa já pensando no longo prazo e no legado que ele vai deixar para a empresa. “A minha principal missão é desburocratizar a área jurídica e ser vista cada vez mais como um elo de confiança, de clareza nas informações e de agilidade”, resume.

E aí, o que achou do relato do Fernando Iazzetta, da Chiesi? 

Se gostou, aproveite para ler outros cases de sucesso que já publicamos aqui no blog:

Rafael Lins e a escalada da MadeiraMadeira

Steffani de Souza e a criação do departamento jurídico da Loja Integrada

Tagiane Gomide e a padronização do departamento jurídico da Unidas

Fernando Gazaffi e o desafio de estruturar o jurídico da Digibee

Renata Briso e a criação do setor jurídico na Kenlo

Maria Carolina de Lima Esteves e o retorno à Galvani

Amanda Tristão e o crescimento expressivo da Conexa Saúde

Isabella Coutinho: “Com o Linte, a gente resolve os problemas com mais agilidade”

Nina Navarro: “Eu vou dormir sabendo que está tudo organizadinho na Linte, não tem nada perdido”

Continue nos acompanhando por aqui e pelas nossas redes sociais para não perder os próximos relatos dos Linte Stories, a série de publicações sobre como o Linte tem transformado a rotina da gestão de contratos dos nossos clientes.