Como escolher o Software de gestão de contratos?

Linte > Blog > contrato > Como escolher o Software de gestão de contratos?
  • alan.meira
  • Nenhum comentário

Você está com dificuldade para encontrar o melhor software de gestão de contratos? Saiba como escolher o software ideal para a sua realidade – sendo um modelo prático, eficaz e que tenha um ótimo custo-benefício.

Se você está com dificuldade para gerir os seus contatos, com certeza este conteúdo o ajudará bastante. Mas antes de iniciarmos, não se esqueça de compartilhá-lo no seu LinkedIn.

Agora, vamos lá!

Vale a pena usar um software de gestão de contratos?

Antes de falarmos sobre como escolher o melhor software de gestão de contratos, é importante tirarmos uma dúvida muito comum entre os nossos visitantes: “vale a pena usar um software de gestão de contratos?”

Para nós, a resposta é clara: Sim!

Acreditamos que usar um software de gestão de contratos agregará muito para uma empresa – tanto na parte produtiva quanto na questão dos custos.

Por sinal, se você quer saber mais sobre o porquê você deve começar a colocar a gestão de contratos de uma forma online na sua empresa, depois de terminar este conteúdo, dê uma conferida em nosso blog sobre assuntos correlacionados.

Contudo, para que você consiga entender mais sobre os benefícios do uso de um software desses pode trazer para o negócio, vou explicar nos tópicos abaixo.

Principais Vantagens de um Software de Gestão de Contratos

Produtividade

Como primeiro grande benefício, acreditamos que, ao usar um software para gestão de contratos, a produtividade da empresa crescerá bastante. Independentemente do tamanho do negócio, uma ferramenta desse tipo adiantará muitas coisas que antes eram feitas de forma manual.

Para uma empresa, isso é algo que afeta diretamente a produtividade. 

Obviamente, sendo mais produtivo, um negócio conseguirá ser mais rentável. Com isso, achamos que a implementação de um software desse tipo só há o que agregar para um negócio.

Custo-benefício

Uma outra ponta muito importante é em relação ao custo-benefício. Há diversos negócios que colocam profissionais para atuar exclusivamente com a gestão dos contratos que estão em andamento. Dessa forma, na nossa concepção, essas empresas estão queimando dinheiro. Isso mesmo, queimando dinheiro.

O custo para colocar um colaborador para cuidar exclusivamente dessa área é infinitamente maior que o custo que um software trará para um negócio. Sendo assim, o custo-benefício de uma ferramenta é muito mais interessante do que adicionar um colaborador ao negócio.

Velocidade

Assim, como terceiro e último benefício que iremos mencionar, ao implementar uma ferramenta desse tipo, o negócio ganhará mais velocidade e agilidade.

Sem usar o software que ajude a gerir os contratos, os processos acabam demorando muito para serem visualizados, geridos ou modificados. Isso porque, nos meios tradicionais, gerir contratos sem uma ferramenta é algo muito maçante.

Desse modo, negócios que possuem uma digitalização e que implementam ferramentas desse tipo, acabam conseguindo ter uma velocidade muito interessante nos seus processos.

Entretanto, não se engane, não é qualquer software que tem no mercado que irá auxiliar o seu negócio. Hoje em dia, pela tecnologia estar muito em alta, há muitas soluções no mercado que não são boas. Fique atento!

E além disso, muitas delas acabam até atrapalhando o andamento atual do negócio. É por isso que, como executivo ou gestor, você tem que dar uma atenção muito grande ao software que será usado em seu negócio. Isso sim, fará toda a diferença.

Como escolher o software ideal para a sua gestão de contratos

Vendo a importância de escolher o modelo ideal para o seu negócio, falaremos agora sobre três pontos importantes para você olhar ao pensar em contratar um software que lhe ajude nessa parte de gestão de contratos.

Demanda

O primeiro ponto que você deve olhar ao buscar pelo melhor software de gestão de contratos para você é a questão da demanda.

Assim, principalmente se o seu negócio tiver um porte médio ou grande, é essencial que você veja se esse software aguenta a sua demanda de contratos. Hoje, há muitas soluções que possuem uma limitação de contratos. Para empresas que têm um grande volume, isso é inaceitável.

Portanto, veja se a quantidade de contratos aceita pela solução se encaixa com a demanda que o seu negócio tem. Isso é algo primordial.

Custo-Benefício

Desse modo, o outro ponto que você deve se atentar é em relação ao custo-benefício. Assim como falamos antes, há muitas empresas que acabam contratando colaboradores para cuidar apenas da parte de gestão de contratos.

Contudo, isso não é o ideal. O ideal é você encontrar uma solução que atenda bem a sua demanda e que faça até mais que esses colaboradores, mas tendo um custo igual ou menor.

Acreditamos que esse não será um problema porque grande parte das soluções possuem um custo-benefício muito interessante. Contudo, é sempre bom pesquisar e encontrar a que tenha o custo-benefício mais interessante para a sua realidade.

Ferramentas

Assim como falamos agora há pouco, há ferramentas que além de fazer o papel de gerir os contratos, acabam tendo soluções que ajudam em outras áreas relacionadas. Isso é algo muito bacana.

O ideal é que, além de encontrar o melhor software de gestão de contratos para o seu negócio, você encontre um que seja capaz de automatizar os processos da melhor forma possível. Unindo uma gestão online dos contratos com um processo de automatização, com certeza a sua empresa terá um rendimento muito mais interessante do que antes.

Por sinal, falando em automatização, recentemente fizemos um post falando sobre como você pode começar a automatizar os seus contratos na prática. 

Dessa forma, sem dúvidas este é um conteúdo que irá agregar muito para você e para a sua empresa. Não deixe de dar uma olhada no Guia “Como escolher uma Solução de Gestão de Contratos para sua Scale-up”,  vai valer muito a pena!

 

Open chat
Precisa de ajuda?
Fale com especialista