Como funciona uma ferramenta de automação de contratos?

Quem trabalha com contratos - seja no time jurídico ou em outras áreas, como compras, recursos humanos, financeiro, comercial etc - sabe o tempo que é despendido em atividades repetitivas e manuais.

Para facilitar os processos do dia a dia que envolvem esses documentos, existem diversas ferramentas (como o Linte), que fazem a automação de contratos, tornando essas tarefas muito mais simples e ágeis.

Por que devo usar a automação de contratos?

Um relatório recente emitido pela PwC, também conhecida como PricewaterhouseCoopers, um rede de firmas independentes e uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, aponta que a automação do processo de gestão de contratos é capaz de reduzir os custos em até 30% e de acelerar os ciclos de negociação em 50%.    

Ou seja, além de economizar dinheiro para a empresa, a utilização de soluções como o Linte também pode trazer economia de tempo, que consequentemente gera mais produtividade às equipes.

Como funciona na prática?

Ao contratar o Linte ou outra ferramenta semelhante, você poderá começar a automatizar os seus contratos de uma forma simples e eficiente. Em linhas gerais, as ferramentas automatizam a criação de contratos por meio de formulários com campos variáveis e de modelos personalizáveis. 

Por exemplo, se na sua empresa é comum a elaboração de NDA (Non Disclosure Agreement, ou Acordo de Não Divulgação, na tradução para o português), é possível criar um padrão de contrato que contará sempre com as mesmas cláusulas e basicamente o texto idêntico, deixando apenas alguns espaços em branco para serem preenchidos com as informações que variam: as partes envolvidas, as informações que são confidenciais, a penalidade pelo vazamento de informações etc. 

Perceba que muitas vezes até alguns desses campos podem permanecer os mesmos em mais de um acordo - e a automação de contratos serve justamente para fazer com que esse processo seja mais ágil e simples de ser realizado.  

Quais são os benefícios da automação de contratos?

Seguindo essa lógica que explicamos acima, a criação de novos contratos se torna muito mais rápida. A diferença já pode ser percebida em times que lidam com uma baixa demanda de documentos, imagine a economia de tempo de considerarmos equipes e empresas inteiras que elaboram dezenas ou até mesmo centenas de contratos todos os dias?

Além da clara agilidade, a automação de contratos também ajuda - e muito - no trabalho de revisão dos advogados ou de outros profissionais que desempenham essa função na empresa. Afinal, em vez de precisar ler e reler todos os documentos do início ao fim, torna-se necessário apenas conferir as informações inseridas nos campos variáveis, uma vez que o restante traz o mesmo texto dos modelos já prontos.

Demais vantagens da ferramenta de automação de contratos

Esta, no entanto, é apenas uma das funcionalidades que ferramentas de automação de contratos, como o Linte, podem oferecer. Uma das principais vantagens, ao começar a automatizar os seus contratos, é que você conseguirá ter um controle maior sobre eles.

Entender onde eles estão, em qual ciclo de vida se enquadram e como estão sendo procedidos lhe permite estar no controle da situação. Não há nada pior do que não ter controle sobre os contratos que estão ativos no seu setor. Isso pode causar danos, às vezes irreversíveis.

Não poderíamos encerrar esse texto sem ressaltar novamente o aumento da produtividade. Ao conseguir montar uma boa estrutura de automatização de contratos, as entregas da sua equipe vão crescer de forma disruptiva.

Um dos maiores erros que executivos e advogados costumam cometer é de tentar manter tudo no offline. O mundo evoluiu, com isso, usando o digital como uma ferramenta, você conseguirá automatizar contratos que antes lhe demandavam um bom tempo.

E aí, este post foi útil para você? Então aproveite para ler outros textos que já publicamos aqui no blog com assuntos relacionados abaixo:

Qual é a importância do ROI para times jurídicos de empresas

5 benefícios do Linte para o time de Compras

Tudo que você precisa saber sobre o ciclo de vida de contratos

Conversar com alguém